Secretaria de Turismo e Cultura
Iniciativa teve como objetivo prestar contas das ações desenvolvidas pela Secretaria e compartilhar os principais resultados alcançados no setor
O secretário Municipal de Turismo e Cultura, Rodrigo Barbieri Sangali, apresentou aos vereadores de Nova Petrópolis, na terça-feira, 19 de agosto, um balanço das ações realizadas nos primeiros oito meses de gestão. A apresentação, que ocorreu na tribuna da Câmara de Vereadores, teve como objetivo prestar contas das iniciativas desenvolvidas pela Secretaria e compartilhar os principais resultados alcançados no setor.
A apresentação iniciou com um panorama do cenário turístico nacional e estadual. De acordo com Sangali, o Rio Grande do Sul recebeu, em 2024, mais de 25 milhões de turistas, sendo que cerca de 50% desse fluxo concentra-se na Serra Gaúcha. Para Nova Petrópolis, a perspectiva é otimista: a cidade projeta receber cerca de 900 mil visitantes até o final de 2025.
Durante a explanação, o secretário detalhou os projetos de promoção do destino e os eventos já realizados em 2025, além das ações voltadas à valorização da cultura local e preservação do patrimônio histórico. O espaço também foi aberto para perguntas aos vereadores, que, segundo Sangali, elogiaram de forma unânime o trabalho realizado e a crescente visibilidade alcançada por Nova Petrópolis no cenário turístico regional.
O secretário ressaltou que a construção do destino turístico é fruto do esforço individual de cada empreendedor, da comunidade e do Poder Público Municipal. Em sua fala, destacou, ainda, a relevância da gastronomia como atrativo. “Mais de 50% dos visitantes buscam a Serra Gaúcha pela gastronomia. Esse é um campo fértil para que novos investidores escolham Nova Petrópolis para ampliar a oferta gastronômica”, afirmou.
Sangali também reforçou que seu trabalho não possui vínculo partidário, sendo norteado por resultados baseados em políticas públicas, sociais e, principalmente, econômicas. Nesse contexto, chamou atenção para a Reforma Tributária, que entrará em vigor a partir de 2027, alterando a forma de arrecadação para o consumo. “Encaramos esse momento como um desafio, mas, também, como uma oportunidade. Precisamos aumentar o consumo dentro da cidade, atraindo mais visitantes e fortalecendo a economia local”, concluiu.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.
Crédito das fotos: Antônio Brito / Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis