conteúdo do menu
conteúdo principal
06/03/2014

Secretaria da Fazenda

Secretaria de Turismo conta com assessoria de imprensa especializada

Insider2 atende institucional e eventos da Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
A partir de agora a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis conta com assessoria de imprensa específica. A empresa Insider2 foi contratada para atender a assuntos institucionais e os principais eventos da secretaria.
De acordo com o secretário de Turismo, Daniel Camargo, a Insider2 vem para somar com o trabalho já desenvolvido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, que continua atendendo todas as demais secretarias, bem como um dos eventos mais expressivos do Município, o Festival Internacional de Folclore.
O trabalho da Insider2 estará focado em divulgar as potencialidades turísticas de Nova Petrópolis, bem como acompanhar as ações institucionais desenvolvidas pela pasta. Magia da Páscoa, Festival Sabores da Colônia, Cervejomaníacos, Festival da Primavera - Frühlingsfest e Natal no Jardim da Serra Gaúcha serão os eventos atendidos e assessorados pela Insider2.
Contatos e mais informações com Miron Neto pelo fone (51) 9982-7986 ou e-mail miron@insider2.com.br.
Como primeiro texto, a Insider2 apresenta os principais eventos do calendário 2014:

Nova Petrópolis (RS) lança calendário que valoriza suas raízes culturais
A secretaria de Turismo de Nova Petrópolis (RS) está divulgando o seu calendário de eventos para este ano onde a tônica é a valorização das raízes germânicas do município. No total, são oito grandes eventos até o final do ano, envolvendo diversas áreas, como malhas, folclore, flores, gastronomia e eventos religiosos. “O calendário tem todo o apelo que o visitante procura na cidade, porque buscamos sempre valorizar a cultura local”, resume o secretário de Turismo, Daniel Camargo.
O primeiro grande evento é a Magia da Páscoa, que acontecerá entre os dias 12 e 20 de abril. Além de uma decoração temática inédita nas ruas e praças da cidade, a programação de Páscoa prevê a apresentação de nove peças teatrais voltada para o público infantil, mais a caça aos ovos de chocolate e outras apresentações especiais que estão sendo preparadas.
Dez dias após a programação de Páscoa, acontece o Festimalha, evento organizado pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), que chega a sua 25ª edição. O Festimalha – que é maior evento de malha tricot do sul do Brasil, celebra seus 25 anos de 1º de maio a 1º de junho, de quintas a domingos, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. O evento espera atrair cerca de 100 mil pessoas e comercializar 350 mil peças de malha na edição de 2014. Para atender aos visitantes, serão 67 expositores: 51 malharias, cinco lojas de acessórios e nove estandes na praça de alimentação.
Um dos eventos mais esperados pelos turistas que vão a Nova Petrópolis é o Festival Internacional do Folclore, que chega este ano à sua 42ª edição. O evento será realizado entre 25 de julho (data da que marca a imigração alemã no Rio Grande do Sul) a 10 de agosto, valorizando as tradições e os costumes legados pelos antepassados. O Festival Internacional de Folclore acontece junto a Praça das Flores (Rua Coberta) e pelas Sociedades Culturais do interior da cidade, com o objetivo de levar um pouco do evento para as comunidades de Nova Petrópolis. O festival reúne mais de 70 grupos folclóricos, 1,7 mil dançarinos e sempre é prestigiado pelos dirigentes da Organização Internacional de Folclore e Arte Popular – IOV.
Pela primeira vez, a secretaria de Turismo vai fazer um evento voltado para a gastronomia, um dos pontos mais elogiados de Nova Petrópolis pelos visitantes. O 1º Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis será realizado de 19 a 29 de junho dentro do Parque Aldeia do Imigrante e oferecerá o melhor da produção colonial que a cidade tem com preços acessíveis. O evento tem por objetivo principal valorizar a produção das agroindústrias da cidade e a gastronomia local.
Já no mês de Agosto, mais um evento específico será realizado entre o dia 1º e 2 de agosto: a segunda edição do Cervejomaníacos, que reúne as melhores cervejas artesanais produzidas no Rio Grande do Sul e do Brasil. Segundo o secretário de Turismo de Nova Petrópolis - “O evento visa difundir um jeito inteligente de beber cerveja, ou seja, trás para o público diversas marcas de cervejas especiais e artesanais mesclado com muita animação alemã com as bandinhas típicas de Nova Petrópolis, gastronomia local, cursos de fabricação de cerveja e venda de insumos e equipamentos para os profissionais e amantes deste mercado que cresce exponencialmente.”
Quando a Primavera se estabelecer de vez no Sul do Brasil, será a vez da Frühlingsfest, que acontece de 10 a 19 de outubro. “O festival da Primavera reflete outra cultura muito presente em Nova Petrópolis, que são os cultivos de flores e os jardins da cidade, sempre muito bem cuidados em nossa cidade”, comenta o secretário Daniel Camargo. Ele relata que “haverá venda de produtos para jardim e flores, exposição de jardins e modelos de paisagismos elaborados por profissionais da cidade, oficinas de jardins para cultivo de flores e de gastronomia com flores, algo que esta crescendo e tendo uma aceitação muito boa por parte dos restaurantes da cidade que durante esta época do ano, elaboram algum cardápio a base de flores comestíveis.” O evento acontecerá junto à Rua Coberta e Praça das Flores.
O calendário de eventos de 2014 encerra com a programação de Natal, que inicia no segundo semestre, de 13 de novembro até 31 de dezembro, com o Show da Virada junto à Praça das Flores. Camargo relata que o Réveillon virou marca de Nova Petrópolis e será ainda melhor trabalhado este ano. “Com certeza é mais uma boa opção para o turista estar em nossa cidade e na Serra Gaúcha”, comenta.
O Natal no Jardim da Serra Gaúcha terá vários espetáculos gratuitos e uma decoração que ressalta a arquitetura e os jardins da cidade, com uma iluminação que pretende encantar crianças e adultos. Este ano – segundo o secretário Daniel Camargo, a programação deverá ser ampliada, com atrações voltadas para o publico infantil e adulto durante todos os finais de semana de duração do evento.
Atrações naturais e históricas
Conhecida também como Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis é um município com 19 mil habitantes, que mantêm viva a essência da sua cultura germânica por meio dos costumes, da farta gastronomia, da arquitetura germânica e do seu legado cultural, através das bandinhas típicas alemãs, corais, grupos de danças, orquestras e outras tantas atividades que ajudam a preservar os costumes.
A Capital Nacional do Cooperativismo mostra a sua pujança econômica, também através das malharias, das fabricas de calçados e móveis, indústria de laticínios e serviços. Fundada em 28 de dezembro de 1902, a cooperativa de crédito nascida da vanguarda de Padre Theodor Amstad e da união dos moradores transformou-se na primeira da América Latina.
A preservação e a manutenção destes costumes dos colonizadores alemães fazem de Nova Petrópolis um verdadeiro cartão postal. Os atrativos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, o Labirinto Verde, a Torre de Informações Turísticas, o Moinho Rasche e roteiros turísticos como o Roteiro Alemães do Sul e Recanto dos Pioneiros retratam a história do município, enaltecendo a preservação das raízes germânicas.
Além do turismo histórico-cultural que proporciona ótimos passeios em qualquer época do ano, Nova Petrópolis possui a natureza a seu favor. Os atrativos turísticos naturais como o Ninho das Águias, o Paredão Malakoff e o recém lançado Roteiros e Paisagens - Roteiros de Natureza Auto Guiado direcionam o município ao turismo natureza.
A boa educação dos moradores de Nova Petrópolis é reforçada pelos números do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), feito pela Organização das Nações Unidas (ONU). O município ocupa o 14º lugar no ranking gaúcho e a 128ª posição na tabela brasileira, que envolve 5.565 municípios. Além disso, Nova Petrópolis lidera o ranking da longevidade no Rio Grande do Sul.
A diversão em Nova Petrópolis é garantida. Basta subir a Serra Gaúcha para poder viver a montanha e deixar-se levar por cores, aromas, sabores. Uma cidade simplesmente germânica!
Mais informações: www.novapetropolis.rs.gov.br

Jornalistas Responsáveis:
Adriano Frauches – Reg. 8.170
Miron Neto – Reg. 5.149

Fonte:

Outras Notícias