04/12/2023

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Secretaria de Saúde orienta população a vacinar contra a febre amarela

Mais de 600 doses da vacina já foram aplicadas em 2023 em Nova Petrópolis

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis está orientando os moradores do município que nunca foram vacinados contra a febre amarela ou desconhecem sua situação vacinal, principalmente residentes da zona rural, a procurarem as unidades básicas de saúde (UBSs) para receberem a proteção. Neste ano, 626 pessoas já foram vacinadas com esse imunizante na cidade, mas a medida continua sendo indicada pela Secretaria Estadual da Saúde, principalmente a partir da identificação de casos da doença em primatas não humanos (macacos) encontrados em municípios próximos recentemente.

Conforme a nota informativa divulgada pelo Estado, a orientação aos municípios é de que atuem em duas frentes de trabalho para evitar a proliferação da doença. No meio silvestre, a doença é causada pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela, por isso estão em maior risco pessoas não vacinadas que adentram em matas. A febre amarela, no meio urbano, não ocorre no Brasil desde 1942. Não há transmissão por contato direto com um doente.

Para evitar a proliferação da doença, as ações devem ser de investigação a partir de uma epizootia (morte de macacos) e o reforço na vacinação da população. As prefeituras devem promover medidas preventivas fazendo a busca ativa por pessoas não vacinadas e informar sobre a importância da imunização, coletar amostras biológicas de animais encontrados, quando viável, para acompanhar o avanço da doença, e enviar as informações captadas aos órgãos responsáveis para possibilitar o mapeamento pelos órgãos competentes.

Em relação ao avanço da vacinação, o objetivo dessa medida é alcançar os munícipes que ainda não receberam o imunizante contra a febre amarela e garantir a proteção às crianças a partir dos nove meses de idade. Para isso, em Nova Petrópolis, os moradores podem procurar o posto de saúde mais próximo das suas casas, pois todos aplicam esse imunizante (de acordo com dia e horário estabelecido por cada local).

Febre amarela na região

A febre amarela silvestre acontece nas áreas de mata e os mosquitos responsáveis pela transmissão são dos gêneros Haemagogus e Sabethes. O vírus circula em ambientes de mata, podendo infectar macacos e humanos que adentram essas áreas. Os primatas não humanos, como os bugios encontrados mortos recentemente em Caxias do Sul e Três Coroas, geralmente são as principais vítimas da febre amarela na natureza.

De acordo com a Vigilância Ambiental do Município, o último caso de macaco encontrado morto por febre amarela em Nova Petrópolis foi em maio de 2021. Salienta-se que esses animais não transmitem a doença, mas servem como sentinelas para indicar a presença na região quando o vírus está em circulação.

Vacine-se!

Até se desenvolver, a febre amarela pode ficar incubada no organismo de três a 15 dias. Os órgãos de saúde consideram que qualquer pessoa não vacinada ou sem informação de vacinação, que apresentar febre aguda de início súbito, icterícia e/ou hemorragias, e tiver estado em locais onde houve ocorrência da doença, é um potencial suspeito. Dessa forma, é importante que todos que ainda não receberam a proteção contra o vírus compareçam à UBS mais próxima das suas residências para atualizar a carteira de vacinação.

A vacina contra a febre amarela faz parte do Calendário Nacional de Imunização e possui esquema próprio de aplicação. Confira abaixo:

- Bebês e crianças de nove meses a cinco anos incompletos: recebe uma dose aos nove meses e um reforço aos quatro anos.

- Pessoas a partir de cinco anos: recebe uma dose única.

O imunizante que protege da febre amarela pode ser administrado concomitante às demais vacinas do calendário. No caso de gestantes, pessoas que possuem comorbidades e idosos com 60 anos ou mais, é necessária a prescrição médica para receber o imunizante.

Confira o calendário de vacinação conforme o posto de saúde:

Segundas-feiras: UBS Vale do Caí

Terças-feiras: UBSs Centro, Linha Imperial e Vale Verde