12/01/2015

Secretaria de Saúde oferece atendimento odontológico para pessoas com deficiência e necessidades especiais

Pelo menos 120 pessoas foram atendidas pelo Projeto Sorriso Especial...

Desde setembro de 2012, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio do Projeto Sorriso Especial, atendeu aproximadamente 120 pessoas com deficiência e necessidades especiais. Só em 2014 foram 100 atendimentos com mais de 480 procedimentos odontológicos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do centro e também do interior. Além desses atendimentos, a equipe de odontologia responsável pelo projeto também fez visitas domiciliares a pacientes acamados ou com outras impossibilidades de deslocamento às UBSs.

O Projeto Sorriso Especial foi criado com o objetivo de desenvolver e qualificar o acesso das pessoas com deficiência e necessidades especiais, na atenção básica, aos serviços odontológicos da rede pública de Nova Petrópolis. Nas consultas foram realizados procedimentos como aplicação de flúor, limpeza, raspagem de tártaro, extrações dentárias, tratamento de canal e restaurações.

Segundo a Coordenação de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, o grande desafio do Projeto, de todos profissionais de saúde e da comunidade em geral é promover o acesso e a melhoria na saúde bucal para a população que apresenta algum tipo de deficiência, que pode ser visual, auditiva, motora ou mental/intelectual. De acordo com o Censo Demográfico de 2010 (IBGE), 17,2% da população de Nova Petrópolis apresenta algum dos tipos de deficiência citados.