11/10/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Secretaria de Saúde alerta para aumento nos casos de doença diarreica aguda (DDA)

Nova Petrópolis não possui alerta de surto, mas tem registro de 68 casos entre 23 de setembro e 7 de outubro

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social alerta para o aumento do número de casos de doença diarreica aguda (DDA). Nova Petrópolis não está entre os 25 municípios gaúchos com alerta de surto. Entretanto, registrou 68 casos na quinzena entre 23 de setembro e 7 de outubro. O número é significativamente maior do que o registrado nos períodos anteriores. As principais formas de prevenção são o consumo de água de fontes potáveis e a higienização constante das mãos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a maior parte dos casos recentes se se concentram em pessoas com menos de 29 anos. No período entre 23 de setembro e 7 de outubro, foram confirmados 20 casos entre crianças de seis meses a dois anos e 18 casos entre pessoas dos 20 aos 29 anos.

Na quinzena entre os dias 24 de agosto e 7 de setembro Nova Petrópolis registrou 17 casos de DDA. Já no período entre 8 e 22 de setembro foram 26 atendimentos. No período de 23 de setembro a 7 de outubro o número cresceu para 68 casos.

No dia 7 de outubro, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta epidemiológico com situação de surto de DDA em 25 cidades. Na 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que compreende Nova Petrópolis, há situação de surto em Bento Gonçalves, Nova Prata, Carlos Barbosa, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Caxias do Sul, São Marcos e Pinto Bandeira. Também há situação de surtos em Dois Irmãos e Morro Reuter, municípios próximos a Nova Petrópolis que fazem parte da 4ª Coordenadoria.

A DDA pode ser causada por microrganismos como bactérias, vírus, parasitas. O principal sintoma é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. O sintoma pode estar acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal.

A transmissão ocorre através do consumo de água ou alimentos contaminados. Na ocorrência de casos associados ao norovírus, a transmissão pode ocorrer também pelo contato com pessoas doentes, a partir de secreções corporais ou superfícies contaminadas.

Além da higienização constante das mãos com água e sabão e do consumo exclusivo de água de fontes seguras, a Secretaria Estadual de Saúde recomenda o afastamento de pessoas doentes das atividades de manipulação de alimentos.

Em caso de sintomas de DDA é recomendado repouso e aumento na ingestão de líquidos para evitar a desidratação, principalmente em crianças e idosos. Em caso de sintomas graves, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.

Crédito da foto: Arquivo/Guilherme Kaiser