30/12/2021

Secretaria de Meio Ambiente já encaminhou 26 cães para adoção em 2021

Ainda há 14 animais que seguem disponíveis para adoção

Ao longo de 2021, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis realizou o recolhimento de 40 cães em situação de abandono ou maus tratos. Até o dia 29 de dezembro, 26 destes animais foram encaminhados para novos lares. Restam 14 cães, de todos os portes, para serem adotados. Interessados devem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (54) 3281-8409, pelo WhatsApp (54) 99929-1226 ou ainda presencialmente na sede da Prefeitura.

O trabalho de recolhimento de animais em situação de abandono e maus tratos ocorre a partir de denúncias recebidas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Para efetuar uma denúncia é necessário realizar o registro formal via protocolo, presencial ou online, acompanhado de fotos do animal para verificação da situação.

Em 2021, até o dia 29 de dezembro, 40 cães foram resgatados e passaram por atendimento veterinário. Destes, 26 foram encaminhados para adoção consciente.

A fiscal ambiental do Município, Cássia Hoffman, ressalta que todos os cães disponíveis para adoção foram resgatados de situação de abandono ou maus tratos, receberam tratamento, foram reabilitados e estão aptos para receber muito amor longe de correntes.

“O objetivo é que esses animais não sejam mais submetidos a situações traumatizantes. A adoção não pode ser movida somente por impulso. A família que decidir ter um pet em casa deverá considerar as responsabilidades que esse ato implica, como o tempo de vida do animal, as características comportamentais, as suas necessidades e os cuidados necessários”, afirma a fiscal ambiental.

Após o recolhimento, os animais são encaminhados para tratamento veterinário, recebendo vermífugo e todos os cuidados necessários. Depois ficam em hospedarias aguardando pela adoção. Todos os animais têm a castração garantida pelo Município.

Interessados em adotar devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (54) 3281-8409, pelo WhatsApp (54) 99929-1226 ou ainda presencialmente na sede da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Após o cadastro, os interessados passam por entrevista com um profissional veterinário da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. O acompanhamento segue após a adoção.

É possível conferir os animais disponíveis para adoção no site da prefeitura em https://www.novapetropolis.rs.gov.br/galeria-de-fotos/animais-para-adocao-responsavel

O médico veterinário do Município, Sandro Ferrão, reuniu algumas dicas de guarda responsável para compartilhar. Confira:

- Verificar com toda a família a questão da presença do animal em casa. É preciso conversar em relação aos tratos necessários para a criação, por exemplo o consentimento de todos, o tamanho do espaço destinado ao pet, a limpeza do ambiente, o tempo livre para levar passear. E lembrar que este é um compromisso por alguns anos.

- Antes de realizar a adoção do animal, sempre atentar para o seu histórico, sua origem, tratos anteriores e comportamento.

- Manter o animal sempre identificado com coleiras, chips...

- Manter o animal em um local com tamanho adequado, arejado, limpo, com casinha e com vasilhames para alimentação.

- Prever custos de vacinas, vermífugos e ração bem como revisão anual no médico veterinário.

-  Ter rotina de passeios, pelo menos 2 vezes por semana e sempre que ocorrer, recolha as fezes.

- Pensar na vida do animal, é melhor realizar a castração ou ter a possibilidade de filhotinhos?

- Lembrar que o animal trás grande harmonia nos ambientes domésticos, reduz o estresse e aumenta a tolerância entre as pessoas, bem como imunidade dos tutores.

Crédito das Fotos: Divulgação PMNP