20/08/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Secretaria de Educação esclarece equívoco sobre corte de telefone nas EMEIs

Presidentes de ACPMs e diretores das Escolas Municipais de Educação Infantil foram convocados para reunião...

Uma reunião entre a prefeitura municipal, os diretores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e presidentes de Associações dos Círculos de Pais e Mestres (ACPMs) esclareceu um equívoco sobre o possível corte do serviço telefônico nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O encontro ocorreu nesta quarta-feira, dia 20 de agosto, no Gabinete Oficial.
A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer, convocou os representantes das escolas no Gabinete Oficial para esclarecer informações que foram divulgadas aos pais e responsáveis dos alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil por meio de bilhete assinado pelos ACPM’s das EMEIs durante a semana. Integrantes da equipe da Secretaria de Educação e o secretário de Administração, Bruno Seger, acompanharam a reunião.
Cíntia expôs que, após auditoria das despesas pagas com o repasse do convênio entre Prefeitura Municipal e ATURMA, entidade que gerencia as Escolas Municipais de Educação Infantil, definiu-se que: as despesas telefônicas das EMEIs serão pagas com recursos deste convênio até o limite da comprovação da finalidade pública de cada ligação. Ou seja, telefonemas para pais ou responsáveis e Secretaria de Educação, por exemplo. “As diretoras terão que gerenciar a utilização do telefone e as ligações particulares serão ressarcidas pela pessoa que ligou”, explicou.
A secretária frisou ainda que, em momento algum, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto julgaram “desnecessário o uso do telefone nas escolas”, tampouco sugeriram o corte deste serviço. “Temos a obrigação de fazer o melhor uso do dinheiro público e, segundo auditoria, a conta mensal de uma única escola atingiu valor superior a R$ 600. É isso que precisamos evitar”, disse.
Manifestando-se em nome dos presidentes de ACPMs, Michele Dalke, disse que as associações serão parceiras nessa fiscalização. Michele expôs que a reunião desta quarta-feira possibilitou que todos recebessem as informações de forma correta e adequada. “Fomos induzidos ao erro de enviar tal bilhete aos pais; mas, não foi uma atitude infundada, pode ter sido inconsequente”, ponderou referindo-se à reunião entre ATURMA e presidentes de ACPMs, realizada dia 13 de agosto, na qual um servidor municipal apresentou as questões das contas telefônicas de forma equivocada.
Portanto, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto declara que as despesas telefônicas das EMEIs serão pagas com recursos do convênio entre Prefeitura e ATURMA, até o limite da comprovação da finalidade pública de cada ligação.