12/07/2019

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente participa de reunião com ACS

Equipe capacitou Agentes Comunitários de Saúde durante o encontro mensal

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e médicos veterinários da Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Nova Petrópolis participaram da capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde na quinta-feira, 11 de julho, no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt. Resíduos sólidos, proteção aos animais domésticos, doenças transmissíveis pelos animais ao homem, tuberculose e brucelose bovina foram temáticas apresentadas a mais de 40 profissionais de saúde.

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima; a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Veroni Meyer Fagundes; o coordenador da Vigilância Sanitária em Saúde, Rafael Altreiter; a fiscal ambiental, Cássia Hoffman; a médica veterinária responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal (S.I.M.), Raquel Mesquita; a gestora ambiental, Lilian Fischer e os servidores da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de Nova Petrópolis, Danilo Cavalcanti Gomes e Regis Mazzoni Vivas, ambos médicos veterinários, participaram da capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde.

“Pensamos em fazer essa capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde, que estão mais próximos dos munícipies, para orientá-los com relação aos cuidados que todos devem ter com os animais domésticos, a fim de evitar problemas com zoonoses, que podem ser transmissíveis ao humano e para evitar que estes animais vivam em situação de vulnerabilidade. Apresentamos exemplos das consequências de posse irresponsável, exemplificando com ocorrências do Município. Também fizemos orientações para identificação de situações de vulnerabilidade, com o intuito de evitar que estes animais sejam submetidos a atos de maus tratos”, destacou a fiscal ambiental, Cássia Hoffman.

Os servidores da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de Nova Petrópolis, Danilo Cavalcanti Gomes e Regis Mazzoni Vivas, ambos médicos veterinários, falaram aos ACSs sobre tuberculose e brucelose e apresentaram dados estatísticos no Estado, ocorrências no Município. Discorreram sobre formas de identificação da tuberculose bovina e, em casos positivo para a doença, informaram sobre a necessidade de abater o animal e as formas de ressarcimento oferecidas pelo Município, Estado e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A médica veterinária responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal (S.I.M.), Raquel Mesquita, falou sobre as zoonoses transmissíveis pelos animais domésticos por meio do contato ou de alimento contaminado. E a gestora ambiental, Lilian Fischer, falou sobre os resíduos domésticos com enfoque em casos de lixeiras comunitárias onde a população não realiza a separação adequada dos resíduos, tampouco, respeita datas e horários de coleta e soluções adotadas nestes casos.

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, agradeceu o trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde. “É imensurável a importância do trabalho que vocês realizam. Este contato com a população, o acesso à comunidade é fundamental para o Município”, declarou.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP