28/11/2019

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis pleiteia Consórcio Intermunicipal para fomento do Agronegócio

Iniciativa conta com o apoio da EMATER/RS - Ascar

A EMATER/RS - Ascar realizou, no dia 22 de novembro, reunião com secretários de Agricultura de Municípios da região com o intuito de discutir a criação do Consórcio Intermunicipal de Pesquisas, Educação e Desenvolvimento de Agronegócios, que envolve 32 Municípios da Serra Gaúcha. O  secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, representou Nova Petrópolis no encontro, realizado na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul.

O presidente da A EMATER/RS - Ascar, Geraldo Sandri e a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul, Camila Sandri Sirena,  participaram da reunião. Na oportunidade foi discutida, além da criação do consórcio, a possibilidade de cedência, por parte do Governo do RS, da área  do Centro de Pesquisas Celeste Gobbato, situado em Fazenda Souza, localidade de Caxias do Sul. O consórcio visa a potencialização de uso do Centro de Pesquisas, no qual ocorrem alguns cursos na área de Agroindústria atualmente.

“A Serra Gaúcha possui uma das maiores produções hortifrutigranjeiras do Rio Grande do Sul e as Agroindústrias Familiares estão evoluindo. Esse Centro de Pesquisas seria muito bem aproveitado para o desenvolvimento de estudos e aprimoramentos da produção agrícola. O espaço poderia ser utilizado, inclusive, para a realização de feiras regionais de hortifrutigranjeiros e agroindústrias”, destacou o secretário Lucas da Costa de Lima.

No dia 9 de dezembro, será realizada uma reunião entre dos representantes dos Municípios interessados no consórcio e integrantes da EMATER/RS – Ascar com o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, Covatti Filho. A discussão sobre a possibilidade de cedência da área do Centro de Pesquisas Celeste Gobbato será pauta do encontro.