10/11/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente conscientiza sobre a Coleta de Lixo

Nova Petrópolis possui 20 lixeiras públicas para atender munícipes...

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o intuito de conscientizar a população, informa sobre os procedimentos corretos para depositar lixo nas 20 lixeiras públicas disponíveis em Nova Petrópolis. A ideia de conscientização surgiu após a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente se ver obrigada a realizar coletas extras de lixo, além da que é feita uma vez por mês, na lixeira da Estrada do Chapadão, uma vez que o volume de lixo depositado de forma incorreta no local é grande.

De acordo com o diretor de Incentivo de Produção Primária da Prefeitura Municipal, Pedro Canisio Schneider, que faz o trabalho de recolhimento de lixo na localidade de Chapadão, tanto o tipo de lixo, quanto a forma como esse é depositado, estão incorretos. “Vou duas vezes por mês fazer esse recolhimento e sempre que chego, além da lixeira estar cheia, vejo bastante lixo espalhado pelo local”, afirma o servidor, que também disse já ter encontrado eletrodomésticos usados, móveis, sobras de material de construção e roupas em bom estado fora da lixeira.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol, o tipo de lixo e a forma como ele é depositado dificulta a coleta. “Na zona rural só há coleta de lixo seco, por isso, pedimos para que as pessoas não deixem lixo orgânico nas lixeiras. A empresa que faz a coleta uma vez por mês na localidade também não recolhe nada que não estiver bem fechado. Mais uma vez, orientamos para que todo o lixo seja colocado em sacolas, sacos ou caixas bem fechados”, explica o secretário.

Outra recomendação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é quanto ao recolhimento de materiais de construção e móveis. Esses itens são coletados apenas pela Secretaria Municipal de Obras e não devem ser depositados na lixeiras públicas. O morador que necessitar a coleta desse tipo de material deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Obras, no telefone (54) 3281  1559 e solicitar o serviço. Confira os horários da coleta de lixo no interior de Nova Petrópolis: