05/02/2016

Secretaria de Administração

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente alerta sobre uso ilegal de queimadas

Notificados pela prática ilegal de queimadas serão penalizados conforme lei Federal, Estadual e Municipal...

O Departamento Municipal de Meio Ambiente alerta sobre o perigo e as penalizações das queimadas realizadas tanto em zona urbana, quanto na área rural. Em 2016 já foram notificados quatro casos de queimadas em Nova Petrópolis. O uso do fogo para queimadas é expressamente proibido por lei Federal, Estadual e Municipal. Em casos de lavouras com infestação de pragas, a autorização para a queimada deve ser solicitada junto ao órgão estadual DBio.

A fiscal ambiental de Nova Petrópolis, Cássia Hoffman, alerta sobre os perigos gerados com as queimadas. “Os moradores e as residências correm risco devido ao descontrole que há sobre o fogo. O solo também é bastante prejudicado, porque ocorre a queima da matéria orgânica”, avisa a fiscal ambiental. “Todos os proprietários de lotes ou residências que utilizem as queimadas como forma de eliminação de matérias serão autuados com as penalidades previstas nas leis”, ressalta Cássia.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos realiza o recolhimento de resíduos domiciliares e entulhos, como folhas, pastagens e vegetação. A solicitação deve ser feita pelo fone (54) 3281-1559. Lembrando que a Secretaria de Obras não recolhe restos de materiais de construção.