conteúdo do menu
conteúdo principal
10/02/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Secretaria da Saúde de Nova Petrópolis oferece transporte a doadores de sangue no dia 19 de fevereiro

Inscrições devem ser realizadas até o dia 17 de fevereiro pelo telefone (54) 3298-2650

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis volta a oferecer transporte para doadores de sangue no dia 19 de fevereiro, sábado. Interessados em realizar a doação ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) devem se inscrever pelo telefone (54) 3298-2650 até a quinta-feira, 17 de fevereiro. A saída de Nova Petrópolis será às 7h30, em frente à Secretaria de Saúde.

A campanha realizada pela Secretaria de Saúde de Nova Petrópolis consiste na oferta de transporte para doadores em dois dias. No último sábado, 5 de fevereiro, oito munícipes participaram da ação de doação e foram à Caxias do Sul destas, seis pessoas cumpriram os requisitos e realizaram a doação.

Além de contribuir com o estoque de sangue da região, os doadores são beneficiados com uma série de exames, realizados antes e após a coleta. A secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, ressalta que o sangue doado pelos moradores de Nova Petrópolis ficará à disposição do Hospital do Município.

 

REQUISITOS PARA DOAÇÃO

A doação requer alguns cuidados. Confira os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde:

O doador deve apresentar documento oficial de identidade com foto;

Ter idade entre 18 e 69 anos;

Doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos para doação mediante a autorização formal dos pais e/ou responsável legal, acompanhado cópia do documento de identidade do responsável;

Pesar mais de 50 quilos;

 

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

Febre, gripe, gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, uso de alguns medicamentos, pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, colocação de tatuagem ou piercing.

 

IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS

Hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e malária.

 

Crédito da Foto: Divulgação Hemocs

Outras Notícias