18/08/2021

Secretaria da Fazenda

Secretaria da Fazenda oferece capacitação sobre educação fiscal para as equipes das escolas municipais

Capacitação abordou as fontes de recursos financeiros do Município e as suas aplicações

As fontes de recursos financeiros do Município e a suas aplicações são tema de uma ação de capacitação oferecida pela Secretaria da Fazenda para as equipes das escolas municipais. A ação é conduzida pela secretária municipal da Fazenda, Ariane Cristina Berti, e pela agente tributária Aline Tochetto da Silva.

A capacitação é oferecida a diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos e professores de matemática das escolas de educação infantil e ensino fundamental do Município. No dia 16 de julho, as equipes participaram de uma palestra sobre o tema no Plenarinho da Acinp.

Na ocasião, foi apresentada uma cartilha elaborada pelas servidoras da Secretaria da Fazenda. O material está disponível para educadores e demais munícipes no site da Prefeitura de Nova Petrópolis (no espaço da Secretaria da Fazenda, na aba “documentos”).

“O objetivo é que este assunto seja levado às escolas, para ampliar o conhecimento de pais e alunos sobre como o Município obtém suas receitas, que são aplicadas nas políticas públicas, atendendo diversas necessidades da população, desde a compra de material escolar até o investimento em máquinas”, afirma a secretária Ariane Cristina Berti.

A ação de capacitação realizada em Nova Petrópolis faz parte de um curso de extensão universitária oferecido gratuitamente pela Receita Estadual em parceria com a Univates e o Instituto de Justiça Social. A secretária Ariane Cristina Berti e a agente tributária Aline Tochetto da Silva participaram do curso e desenvolveram a ação de capacitação para as escolas dentro de sua proposta de trabalho de conclusão de curso.

“Esta iniciativa também está abrindo o Programa de Educação Fiscal, que é um dos objetivos da Secretaria da Fazenda dentro do cronograma de atividades estabelecido para este ano”, finaliza Ariane.

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP