26/01/2021

Secretaria da Fazenda

Secretaria da Fazenda de Nova Petrópolis divulga valores disponíveis no início do ano

Projeção é de cautela para 2021, já que despesas canceladas em 2020 voltarão a existir

A Secretaria Municipal da Fazenda concluiu o balanço contábil do mês de dezembro de 2020, apurando assim o valor disponível em caixa no início do ano. O superávit financeiro total de 2020 é de R$ 14.236.453,17, sendo que R$ 7.436.654,82 são recursos livres. O valor restante é vinculado, ou seja, precisa ser aplicado em áreas determinadas.

Conforme a Secretaria da Fazenda, do total de R$ 6.799.798,35 de recursos vinculados, R$ 5.784.000,00 são específicos para as despesas com Saúde e Educação. Entre os valores destinados à Saúde, R$ 2.441.000,00 são para despesas com a Covid-19. O restante dos recursos disponíveis e vinculados são para merenda e transporte escolar, construção da Estação de Tratamento de Esgoto, convênios para redes de água, entre outros.

O secretário municipal de Fazenda, Jorge Eduardo Loesch, destaca a importância dos recursos disponíveis e aponta as características do ano de 2020 como motivo. “Foi um ano totalmente atípico por causa da pandemia, e muitos municípios do mesmo porte de Nova Petrópolis registraram superávit”, comenta.

Por causa de possíveis perdas nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) ao longo de 2020, Nova Petrópolis recebeu R$ 2,5 milhões do Governo Federal. Além disso, no ano passado eventos deixaram de ser realizados pelo Município. E houve o cancelamento de aulas presenciais, o que levou à suspensão de despesas com o transporte escolar e universitário.

Diante disso, a Secretaria Fazenda projeta cautela e austeridade para o ano de 2021. Isso porque todas as despesas que deixaram de ser realizadas em 2020 devem voltar a acontecer.