17/01/2022

Secretaria da Fazenda

Secretaria da Fazenda de Nova Petrópolis aprova 401 solicitações de descontos e isenções do IPTU 2022

Mais de 300 pedidos de descontos para imóveis com sistema de energia renovável e cisternas foram concedidos

Até 31 de dezembro de 2021, a Prefeitura de Nova Petrópolis recebeu 438 protocolos com solicitações para descontos e isenções do IPTU 2022 - Imposto Predial e Territorial Urbano. Após análise da documentação, 401 protocolos foram aprovados pela Secretaria Municipal da Fazenda, sendo 329 vinculados com sistemas de energias renováveis e cisternas. Os munícipes podem conferir a situação da solicitação através do aplicativo CidadeMOB ou pelo protocolo online na aba “para o cidadão” no site www.novapetropolis.rs.gov.br.

“Tivemos uma excelente adesão do programa e a aprovação de tantas solicitações vinculadas à sustentabilidade demonstram a preocupação que a comunidade tem na economia e na preservação do meio ambiente”, avalia o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf.

Dos 438 protocolos realizados até o fim de 2021, as solicitações aprovadas envolvem 56 de imóveis sem edificações, 13 idosos com mais de 65 anos; duas associações e um caso de doença grave. Por não atenderem às exigências, 37 solicitações foram indeferidas.

A secretária Municipal da Fazenda, Ariane Berti destaca que “durante o processo diversas situações que surgiram sinalizaram aspectos para melhorias e aprimoramentos no programa. Faremos ajustes no decreto que regulamenta os artigos para esclarecer melhor as especificações”.

Agora, a equipe da Secretaria da Fazenda trabalha no desenvolvimento do cálculo para o IPTU 2022. Os carnês não serão enviados pelos Correios nesse ano; a mudança faz parte do projeto de modernização e digitalização dos serviços públicos. Ainda em janeiro os carnês do imposto deverão estar disponíveis pelo aplicativo CidadeMOB ou pelo site www.novapetropolis.rs.gov.br, na aba “para o cidadão”.

Foto: Adriana Arrial | Comunicação PMNP