03/10/2016

Saúde e Fazenda apresentam dados em audiência pública

Informações do 2º quadrimestre foram apresentados dia 28 de setembro...

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social apresentou o Relatório de Gestão Municipal em Saúde (SARGSUS) no período de maio a agosto de 2016 em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores, dia 28 de setembro. Na oportunidade, também foi apresentado o relatório de metas fiscais da Administração Municipal.

A apresentação SARGSUS foi feita pela secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini e pelos contadores da Prefeitura Municipal, Roberto Dellinghausen Silveira e Dionatan Rodrigo Pradella. A audiência pública contou com a presença do secretário Municipal da Fazenda, Claus Nelson Altevogt, servidores públicos e vereadores.

Na audiência foram divulgados dados como os atendimentos realizados pelo SAMU no Município, estratégias de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, número de consultas de especialidades médicas, além de campanhas desenvolvidas e repasses realizados pela Prefeitura Municipal a entidades como o Hospital de Nova Petrópolis, no valor de R$ 179 mil por mês e Corpo de Bombeiros Voluntários, no valor de R$ 35.400,00 por mês.

Além disso, a secretária Municipal de Saúde, apresentou dados que somam 24.732 atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde de maio a agosto; 18.311 consultas realizadas; 853 pessoas encaminhadas para especialidades médicas; 35.766 visitas domiciliares; 3.778 pessoas transportadas a Caxias do Sul, Igrejinha, Gramado, Erechim, Dois Irmãos e Porto Alegre, sendo que, 3,62% dos pacientes faltam ao transporte para Caxias do Sul e 6,88% faltam para ir a Porto Alegre.

Nova Petrópolis aplica aproximadamente R$ 2 milhões a mais do que deveria investir em saúde, cujo limite obrigatório é de 15%. Atualmente, o Município investe 22,61% em saúde.

De acordo com os números apresentados pelo relatório de metas fiscais da Administração Municipal a arrecadação de janeiro a agosto é R$ 42.932.146,34 e as despesas empenhadas e liquidadas no mesmo período somam R$ 37.344.108,18. É permanente a preocupação da Administração em manter o montante dos gastos ao nível da arrecadação efetiva, com vistas a não comprometer as metas fiscais, bem como, o atendimento dos demais requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

FOTOS: Kassandra Dorneles