30/06/2023

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Saúde de Nova Petrópolis recebe visita de médicas colombianas

Três residentes da Universidade Pedagógica e Tecnológica de Tunja Boyacá conheceram o trabalho da Estratégia em Saúde da Família

O trabalho desenvolvido pela rede municipal de saúde de Nova Petrópolis, na área de Estratégia de Saúde da Família, motivou a visita de três médicas que fazem Residência em Medicina na Universidade Pedagógica e Tecnológica (UPTC), de Tunja Boyacá, na Colômbia. Angela Jhoann Alvarez Pineda, Claret Jhelitza Riay Correa e Karen Tatiana Gamba Malagón, visitaram a cidade em 12 de junho, quando percorreram diversos serviços de saúde do Município. O resultado das observações irá compor um trabalho acadêmico, que será apresentado em evento universitário internacional.

A visita foi acompanhada pelo vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, e pela secretária adjunta Crislei Gerevini, que apresentaram locais como as unidades básicas dos bairros Centro, Vale Verde, Piá, Pinhal Alto e Germânia, bem como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Além destes locais, também foi visitado o Hospital Nova Petrópolis, onde conheceram a estrutura existente. Martim detalhou como é o trabalho dos profissionais, destacou os diferenciais de atuar com a Estratégia de Saúde da Família, e como funciona a rede pública de saúde no Brasil. O médico do Programa de Residência do Município, Erick William Rocha de Albuquerque, e a professora doutora Cristina Zabka da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), também participaram.

As médicas colombianas afirmaram que o objetivo da visita foi conhecer a Estratégia de Saúde da Família de Nova Petrópolis, reconhecida como uma experiência exitosa em medicina de família. “Vimos que o Brasil, sendo um país tão grande, administra a saúde de formas diferentes em cada região, de acordo com o território”, relatou a residente Angela Pineda, representando as médicas.

O grupo colombiano também disse ter recebido boas referências sobre o modelo de serviço de saúde oferecido no município e dos seus benefícios, por isso irão usar Nova Petrópolis como estudo de caso para um trabalho que será levado a um evento internacional da universidade na qual estudam.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP