24/02/2015

Relatório de gestão da Saúde e avaliação das metas fiscais são apresentados

Audiência pública foi realizada nesta segunda-feira, na Câmara de Vereadores...

A administração municipal de Nova Petrópolis realizou audiência pública para apresentação do relatório de avaliação das metas fiscais e o relatório de Gestão Municipal da Saúde (SARGSUS), relativas ao terceiro quadrimestre de 2014. A reunião foi realizada na última segunda-feira, dia 23 de fevereiro, na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de secretários municipais, vereadores e comunidade em geral.

Segundo o secretário da Fazenda, Claus Nelson Altevogt, o Município está com a saúde financeira estável. “Cumprimos com todos os percentuais e limites constitucionais e temos a folha de pagamento abaixo do limite previsto em lei. Além disso, tivemos um acréscimo de 5% em relação a arrecadação prevista. Encerramos 2014 com um superávit total de R$ 5.702.956,41, referente a recursos livres e vinculados. O superávit livre, no valor de R$ 3.615.372,76, será usado, entre outros investimentos, para suprir o déficit de R$ 520 mil no orçamento de 2015, que seriam provenientes da taxa de lixo e do ISSQN, cujo projeto foi reprovado pela Câmara de Vereadores. O valor já estava previsto como receita e tinha despesas previstas, agora terá que ser reposto com parte do superávit livre”, ponderou o secretário da Fazenda.

Ao final de cada exercício, a administração municipal tem cumprido com todos os dispositivos constitucionais no que se refere à aplicação de recursos nas áreas da Educação e da Saúde, sendo que a Lei exige que sejam aplicados, no mínino, 25% em Educação e 15% em Saúde. Os percentuais do terceiro e último quadrimestre de 2014 em Nova Petrópolis foram 27,29% em Educação e 19,89% em Saúde.

Durante apresentação do relatório de Gestão Municipal da Saúde (SARGSUS), foi demonstrado os investimentos pelos por fontes. O Município investe R$ 2.696.673,55; o Estado, R$ 1.255.791,62 e a União investe R$ 2.134.976,82 na área da Saúde.

Após a apresentação, o público presente pôde esclarecer dúvidas e fazer considerações.