18/05/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Região de Nova Petrópolis adere aos protocolos de monitoramento do Estado

Novo sistema classifica as atividades por níveis de risco: médio/baixo, médio e alto

A AMESNE (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), região administrativa que abrange Nova Petrópolis, optou por acolher na totalidade os protocolos do novo sistema estadual de monitoramento da pandemia de Covid-19. Desta forma, o Município não irá publicar um decreto próprio, o que o faz aderir aos termos do decreto estadual Nº 55.882, de 15 de maio de 2021.

O novo sistema classifica as atividades em três níveis de risco quanto ao contágio do coronavírus: médio/baixo, médio e alto. Para cada setor, o Governo do Estado estabeleceu protocolos obrigatórios, que não podem ser mudados, e protocolos variáveis, que podem ser alterados pelas regiões.

Com a adesão integral da AMESNE e da Prefeitura de Nova Petrópolis, os estabelecimentos e serviços do Município passam a ser submetidos aos protocolos obrigatórios e aos variáveis.

O novo modelo estadual traz ainda os “protocolos gerais obrigatórios”, que precisam ser respeitados em qualquer hipótese e lugar. Entre eles, o uso de máscara, distanciamento interpessoal mínimo de dois metros, garantia de ventilação natural e higienização das mãos.

AVISO, ALERTA E AÇÃO

Diferente do antigo modelo, no qual as regiões eram classificadas por cores de bandeiras, a nova metodologia trabalha com um sistema de três As: aviso, alerta e ação. Ao perceber sinais de agravamento em determinada região, o comitê estadual emite um aviso. Não havendo efeito sobre os indicadores, é emitido um alerta, para o qual a região precisa apresentar um plano de ação a ser adotado, com protocolos mais rígido e aumento na fiscalização. Se o Governo do Estado não considerar a resposta adequada, ele próprio estabelecerá ações adicionais para a região.

O novo sistema está em vigor desde domingo, 16 de maio. Nesta terça-feira, 18, o Governo do Estado emitiu os primeiros avisos e alertas do novo modelo. A região Covid de Caxias do Sul (AMESNE) recebeu um “aviso”.

De modo a garantir a manutenção dos protocolos atuais e não correr o risco de haver novas restrições, a Prefeitura de Nova Petrópolis irá intensificar a fiscalização a partir desta semana.

Confira nas imagens a seguir, os protocolos a serem seguidos em cada ramo de atividade.