11/06/2013

Reforma urbana será discutida com a sociedade organizada

5ª Conferência Nacional das Cidades será realizada sábado, no Plenarinho...

O desenvolvimento urbano desordenado e as consequências que ele provoca são as preocupações que motivaram o país a discutir, propor e implementar ações que possibilitem o crescimento com qualidade. Este é o desafio da 5ª Conferência das Cidades, que tem como tema: "Quem muda a cidade somos nós – reforma urbana já”. A 5ª Conferência das Cidades reunirá representantes da sociedade civil organizada para avaliar diversos aspectos do desenvolvimento urbano de Nova Petrópolis e sugerir ações que possam assegurar qualidade de vida, sustentabilidade e bem estar aos moradores. O evento ocorre no próximo sábado, dia 15 de junho, das 08h30min às 17h, no Plenarinho da ACINP.
O encontro realizado em Nova Petrópolis pretende contribuir com a proposta do Governo Federal de universalizar a política urbana. Os pontos identificados e propostos aqui irão integrar as informações dos demais municípios que estão realizando suas conferências municipais em todo Rio Grande do Sul e serão debatidas na etapa estadual da conferência. Após, os pontos retirados nas etapas estaduais serão debatidos em uma etapa nacional para fomentar ações governamentais de forma coordenada e para que se possa assumir a política urbana como política estratégica para o país.
O deputado estadual do PDT, arquiteto urbanista Vinicius Ribeiro e o secretário adjunto da Secretária Estadual de Habitação e Saneamento, engenheiro Guilherme Barbosa, irão palestrar sobre Urbanização e Saneamento na etapa de Nova Petrópolis.
A prefeitura municipal convoca todos que queiram debater o tema: servidores municipais, vereadores, representantes de associações de moradores, Sindicatos, ONGs, enfim, todos os seguimentos da sociedade civil para participarem da 5ª Conferência das Cidades. Ao final será escolhido um delegado para representar a cidade de Nova Petrópolis na etapa estadual da conferência.