18/04/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

"Diálogos Culturais" foi realizado na ACINP

...

Na tarde quarta-feira, 17 de abril, o assessor de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, João Menine e o representante da Diretoria de Economia da Cultura do Estado, Ivo Benfatto, trouxeram para Nova Petrópolis uma das rodadas dos Diálogos Culturais. No encontro, que teve um público de aproximadamente 30 pessoas, estiveram presentes representantes culturais das cidades de Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Santa Maria do Herval, foram apresentados o Sistema Estadual de Cultura, Plano Estadual de Cultura e Mapa Digital da Cultura do RS.
Na ocasião, os representantes da SEDAC/RS orientaram gestores municipais sobre as ações da SEDAC/RS. Além disso, houve um debate sobre a situação da cultura nos municípios, além da apresentação de diversas ações da SEDAC/RS, como o Mapa Digital da Cultura RS, uma plataforma que pretende reunir todas as bibliotecas e museus existentes no território gaúcho.
De acordo com o assessor de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura João Menine, o intuito de promover os Diálogos Culturais é aumentar a importância da cultura a nível municipal, “Nosso objetivo é inserir a cultura nas políticas públicas. A cultura deve ter seu próprio espaço”, explicou. Segundo o de Economia da Cultura do Estado Ivo Benfatto, o papel da cultura não está foi mais além, “O gestor público precisa entender que a cultura é um direito, muito mais do que lazer”, disse.
Para a Diretora do Departamento de Educação Infantil, Noêmia Bauer, , o encontro realizado na ACINP foi importante especialmente pelo debate, “Tivemos um diálogo aberto, onde algumas dúvidas foram esclarecidas”, disse a representante da secretaria da Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis.
Nos próximas semanas, os Diálogos Culturais serão realizados ainda nas cidades de Cachoeira do Sul, Passo Fundo, Torres, Porto Alegre e Pelotas.