04/09/2023

Secretaria de Administração

Quase setenta jovens comparecem para juramento à bandeira nacional

Participação era requisito para emissão do certificado de dispensa de incorporação no serviço militar

Aconteceu no último sábado, 2 de setembro, a cerimônia de juramento à bandeira nacional para os jovens que completaram 18 anos em 2023 e realizaram o alistamento militar. O ato, no salão xadrez do Centro de Eventos, teve a participação de 67 jovens. A presença era requisito para que a Junta de Serviço Militar de Nova Petrópolis emitisse o certificado de dispensa de incorporação.

A cerimônia contou com a presença do prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar, Jorge Darlei Wolf, e foi coordenada pelo comandante da Brigada Militar de Nova Petrópolis, tenente Matheus Pelizzaro. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis conduziu a bandeira do Brasil para o lugar na cerimônia e o tenente Marcelino Gava fez a apresentação do símbolo cívico.

Como parte do protocolo oficial, os 67 jovens realizaram o juramento sob o comando do tenente Matheus Pelizzaro e receberam os certificados de dispensa de incorporação. Ao todo, 73 jovens estavam aptos a participar para cumprir com o serviço militar obrigatório, porém 12 não compareceram.

Prestigiaram a cerimônia o vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; o secretário de Administração do Município, Bruno Seger; o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Zelizio dos Santos; a presidente da Câmara Municipal, Kátia Regina Zummach, e o vereador Celso Garcia; e o comandante dos Bombeiros de Picada Café, Vilson Valmor Koch.

A cerimônia de juramento à bandeira nacional fez parte da programação da Semana da Pátria de Nova Petrópolis, cujo encerramento ocorre nesta quinta-feira, feriado de 7 de Setembro, com desfile cívico na avenida 15 de Novembro, a partir das 8h.

Nova oportunidade para o juramento

Haverá uma nova oportunidade àqueles que não puderam participar. A próxima cerimônia de juramento à bandeira ocorre nesta quarta-feira, 6 de setembro, às 8h, no Parque Jorge Kuhn, em Picada Café. Para participar, é preciso entrar em contato com a Junta Militar de Nova Petrópolis pelo telefone (54) 3281-8420.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP