03/05/2023

Quase cinquenta animais estão disponíveis para adoção em Nova Petrópolis

Cães e gatos encontram-se abrigados com protetores parceiros da Prefeitura

Até esta quarta-feira, 3 de maio, quase cinquenta animais estavam recolhidos em abrigos parceiros da Prefeitura de Nova Petrópolis, após terem sido encontrados em situação de maus-tratos ou soltos nas ruas da cidade. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pelos cuidados com esses bichinhos, são 45 cães e quatro gatos que aguardam por adoção.

Enquanto esses animais não recebem um novo lar, o Poder Público se responsabiliza pelos cuidados que os cães e gatos necessitam, o que gera custos consideráveis aos cofres públicos.

Os valores gastos com os cuidados com os animais são explicados pela fiscal ambiental Cássia Hoffmann e pelo médico veterinário Sandro Ferrão. “O Município arca com os custos de abrigo nos estabelecimentos parceiros, alimentação e cuidados médicos. Infelizmente o número de animais que precisam ser resgatados tem crescido em nossa cidade”, afirmam os servidores do setor de Meio Ambiente.

O crescimento de animais abandonados ou em situação de maus-tratos e, por isso, recolhidos pela Prefeitura, pode ser observado em números. Em janeiro deste ano, 28 cachorros e cinco gatos aguardavam por adoção, e, em maio, já somam 45 cães e quatro gatos.

Quero adotar um cachorro ou gato

Há uma grande de variedade de animais para escolher, caso alguém ou alguma família deseje adotar cães ou gatos disponíveis nos abrigos credenciados de Nova Petrópolis.  Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (54) 3281-8400, na opção 6.

Para garantir a adoção responsável desses bichinhos, são realizadas entrevistas com os candidatos, afim de que atendam as condições de segurança, saúde e bem-estar indicadas para cada animal. Para adotar, o interessado deve ter mais de 18 anos de idade e apresentar comprovante de residência e os documentos pessoais.
As adoções podem acontecer em qualquer época do ano. No site da Prefeitura é possível visualizar as fotos e informações dos animais disponíveis, através do endereço https://www.novapetropolis.rs.gov.br/galeria-de-fotos/animais-para-adocao-responsavel. As imagens são atualizadas periodicamente.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP