12/09/2021

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Público aprecia as atrações do primeiro fim de semana do Festival da Primavera de Nova Petrópolis

Primeiro evento totalmente presencial em 2021 teve início no dia 10 de setembro

O início do Festival da Primavera - Frühlingsfest, na sexta-feira, 10 de setembro, marcou o retorno dos eventos com programação totalmente presencial em Nova Petrópolis. No primeiro fim de semana do evento, o público aproveitou uma série de atrações, especialmente as exposições e os espaços de comercialização de paisagismo na Rua Coberta e Praça das Flores. Sete oficinas, cinco apresentações musicais e duas caminhadas integraram os primeiros dias de programação.

“Depois de muito tempo, ver a nossa Rua Coberta repleta de pessoas, em um evento totalmente presencial, é motivo de muita alegria e orgulho para todos nós. E nada melhor do que poder abrir o Festival da Primavera - Frühlingsfest em um dia tão maravilhoso e agradável”, afirmou o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, durante a abertura oficial do evento, na tarde do sábado, 11 de setembro.

Além de secretários municipais e vereadores, como o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, e o presidente da Câmara Municipal, Daniel Michaelsen, a cerimônia contou com a presença do senador Lasier Martins; dos deputados federais Giovani Feltes e Lucas Redecker; dos deputados estaduais Carlos Búrigo e Elton Weber; e do prefeito de Canela e presidente da Amserra (Associação dos Municípios de Turismo da Serra), Constantino Orsolin.

Um dos momentos mais destacados da cerimônia de abertura oficial foi a apresentação do mascote do evento, Jasmine. O personagem tem a missão de recepcionar o público na Praça das Flores e Rua Coberta.

Responsável geral pela organização do Festival Sabores da Colônia, o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, destaca a importância da experiência bem sucedida do Festival Sabores da Colônia, evento realizado por Nova Petrópolis em agosto.

“Estamos vindo em uma construção gradual. No evento anterior ainda tivemos programação híbrida, com venda presencial de produtos na Rua Coberta, mas com atrações culturais online. Foi uma experiência muito boa, que nos forneceu as bases para a realização do Festival da Primavera totalmente presencial”, afirma o secretário Rodrigo Santos.

A programação do Festival da Primavera - Frühlingsfest segue ao longo desta semana, com entrada gratuita. Da segunda-feira, 13 de setembro, até a quinta-feira, 16 de setembro, das 9h às 19h, a Rua Coberta contará com a comercialização e exposição paisagismo e a 1ª Exposição Novaves (imagens de pássaros do Rio Grande do Sul), organizada pelo Clube de Observadores de Aves da Serra Gaúcha. Na Praça das Flores acontece a Exposição Abelhas sem ferrão, do meliponicultor Orlando Morschel. Também seguem ocorrendo os passeios de Jardineira, com venda de bilhetes e saída da Praça das Flores, das 9h às 17h.

Atividades como oficinas temáticas, apresentações musicais e caminhadas voltam a integrar a programação do Festival da Primavera - Frühlingsfest entre os dias 17 e 20 de setembro.

A realização do Festival da Primavera - Frühlingsfest  foi autorizada pelo Comitê Técnico da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste). No evento são obedecidos protocolos especiais de prevenção à Covid-19, como uso obrigatório de máscara, controle de ocupação e distanciamento dos espaços e oferta de álcool gel. Não há praça de alimentação.

O Festival da Primavera – Frühlingsfest é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. Conta com patrocínio da Sicredi Pioneira RS e da Betonart e apoio da Universidade Feevale e Bitcom.

Crédito das fotos: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha