26/01/2023

Projeto “Gibi Sem Dono” é destaque da programação literária no verão

O Verão no Jardim da Serra Gaúcha segue até 26 de março, com muitas atividades

Embarcar na magia dos livros que contam histórias, escritas ou ilustradas, também é uma das propostas do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, em Nova Petrópolis, evento que começou em 20 de janeiro e segue até 26 de março com diversas atrações. Na próxima segunda-feira, dia 30, será a vez dos interessados pelo mundo dos gibis participarem de atividades especiais, em comemoração ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinho.

Além de apresentações musicais e atividades esportivas das mais variadas, presentes na programação do evento, no dia 30 de janeiro o público poderá aproveitar a 7º edição do projeto Gibi Sem Dono, que faz parte das comemorações aos 29 anos da Biblioteca Professora Elsa Hofstätter da Silva – que também tem ações previstas.

7º Gibi Sem Dono

As primeiras atividades da programação literária acontecem no dia 30 de janeiro. Nesta data, a partir das 14h, o Departamento de Cultura do Município realizará uma ação para comemorar o Dia Nacional das Histórias em Quadrinho com a 7ª edição do projeto Gibi Sem Dono, quando diversos exemplares serão espalhados pela Praça das Flores, no centro de Nova Petrópolis, e poderão ser lidos por todas as pessoas que passarem pelo local.

Conforme a bibliotecária Susana Carrasco, que está a frente da organização, os gibis estão etiquetados com o nome do projeto e serão deixados em pontos da praça. “Após lido, o gibi deverá ser recolocado no local ou em outro espaço público, para que a corrente de leitura continue”, orienta. Caso prefira, o leitor pode informar pelo email livrosemdono@gmail.com em que local deixará o gibi.

Funcionários da Biblioteca Municipal irão distribuir os exemplares no dia 30, às 14h, 15h, 16 e 17h, na Praça das Flores.

A Biblioteca também estará decorada com a temática das histórias em quadrinho na segunda-feira, com cabaninhas e tapetes de leitura, para aquelas pessoas que preferirem ler em um ambiente mais privativo.

29 anos da Biblioteca

A Biblioteca completará 29 anos de inauguração durante o Verão no Jardim da Serra Gaúcha. Para comemorar, no dia 27 de fevereiro (dia do aniversário), às 14h, será realizada uma comemoração na sede, que fica localizada na rua Tiradentes, 256. Terá parabéns cantado, distribuição de bolo, participação dos estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Construindo o Saber e de autoridades locais. A comunidade está convidada.

A bibliotecária Suana Carrasco conta que o nome Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva foi instituído pela Lei Municipal nº 1.192 de julho de 1990, para homenagear a professora, musicista, pianista, teatróloga e escritora nascida em 1891 em São Leopoldo. Após a aposentadoria, Elsa fixou residência em Nova Petrópolis, onde participou de muitas atividades sociais. Ela também é a autora da letra e da música do hino da cidade.

Dia para incentivar a leitura

Já se encaminhando para as últimas semanas da programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, o Dia Municipal de Incentivo à Leitura (instituído pelo Decreto nº 033/2010) terá atividades durante o dia 13 de março, segunda-feira, a partir das 14h, na Praça das Flores.

Nesta data, as escolas, bibliotecas e livrarias, assim como instituições bancárias, comércios e indústria são convidados a participar com ações alusivas.

A equipe da Biblioteca Municipal estará durante toda a tarde chamando a atenção para o assunto na Praça das Flores, com banner informativo, o Baú da Leitura com a troca de livros e com o projeto Livro/Gibi Sem Dono.

Verão

O Verão no Jardim da Serra Gaúcha é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Associação Tchon Ji, com patrocínio de Sicredi Pioneira 120 Anos, Sommer Bier Festival e Bitcom Internet. A programação completa pode ser conferida no site turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Mais informações no Facebook e Instagram @veraonovapetropolis.

Confira a programação literária

30/01 (Segunda-feira) – 14h, Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos e 7º Gibi Sem Dono, na Praça das Flores.

27/02 (Segunda-feira) – 14h, 29º aniversário da Biblioteca Pública Profª Elsa Hofstätter da Silva, na rua Tiradentes, 256.

13/03 (Segunda-feira) – 14h, Dia Nacional de Incentivo à Leitura, na Praça das Flores.

Crédito das fotos: 50mm / Comunicação PMNP