08/02/2016

Projeto de restauro da Igreja de Nove Colônias é apresentado

Cerca de 11 profissionais desenvolveram o projeto que será entregue à LIC...

O prefeito em Exercício de Nova Petrópolis, presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Nestor Michaelsen, recebeu a equipe da empresa Kaiser & Carpena Arquitetura no dia 05 de fevereiro. Na sala de reuniões da Prefeitura de Nova Petrópolis foi apresentado o projeto de restauração da Igreja de Nove Colônias. O material será anexado junto ao projeto que será entregue para a Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer; a adjunta da pasta, Yedda Leão Michaelsen; o diretor do Departamento de Projetos de Nova Petrópolis, Ricardo Lawrenz; e a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, Luciane Schommer participaram da apresentação do projeto.

“A Igreja de Nove Colônias tem muito significado para a história do local e de seus moradores. Devido a problemas na estrutura e rachaduras, o lugar deveria ser derrubado. Porém, a comunidade se uniu e procurou ajuda. O projeto de restauro desenvolvido será encaminhado para a LIC para que possamos auxiliar os moradores a manter a igreja”, declarou o prefeito em Exercício, Jorge Michaelsen.

A elaboração do projeto contou a participação de 11 profissionais da área e foi pago com recursos do Fundo de Cultura de Nova Petrópolis, diretamente veiculado com o Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais. No material constam pesquisas e análises sobre o patrimônio cultural e o histórico da igreja. Contexto e entorno, características construtivas, levantamento fotográfico e cadastral, plantas baixas do projeto de restauro e análises das patologias da obra foram apresentados para os participantes da reunião.