01/10/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Projeto de Nova Petrópolis é finalista do Prêmio Educação

Responsáveis pela iniciativa foram recebidos pelo prefeito Jorge Darlei Wolf no dia 24 de setembro

O projeto “Passaporte Literário”, do Colégio Cenecista Frederico Michaelsen, é um dos finalistas do Prêmio Educação, promovido pelo Sinpro/RS (Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS). A iniciativa, que visa promover a diversidade literária de diferentes países, foi apresentada ao prefeito Jorge Darlei Wolf na sexta-feira, 24 de setembro, durante visita da equipe ao gabinete.

Na ocasião, prefeito Jorge Darlei Wolf e a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal receberam a diretora do Colégio Frederico Michaelsen, Maria Luísa Grutzmacher, e as professoras Edineia Werner, de língua portuguesa e literatura, e Iasmin Schmitt, de língua portuguesa.

“Iniciativas como esta são motivo de muito orgulho para Nova Petrópolis, pois refletem o valor que a nossa comunidade dá para a educação e a cultura. E chegar à final de um prêmio estadual já é um grande mérito, que poderá ser ainda maior com a conquista do primeiro lugar. Estamos todos na torcida”, disse o prefeito Jorge Darlei Wolf.

De acordo com a equipe, a ideia do projeto “Passaporte Literário” surgiu no final de 2020, quando ainda não havia definições sobre o ano letivo de 2021. “Como não era possível fazer viagens, por causa da pandemia, surgiu a ideia de uma viagem literária, passando por diferentes países do mundo. E a resposta dos alunos foi muito positiva”, explica a diretora Maria Luísa Grutzmacher.

A entrega dos passaportes aos alunos, no início do ano, aconteceu em formato de drive thru. Na oportunidade foi solicitada a doação de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza e agasalhos. Os donativos, incluindo 225 quilos de alimentos, foram repassados ao Cras (Centro de Referência em Assistência Social) de Nova Petrópolis.

Passados mais de sete meses do início do projeto, todos os continentes já puderam ser contemplados. As “viagens” são realizadas através de diferentes gêneros literários, como lendas, poemas, crônicas, contos e romances relacionados com a cultura de cada lugar. “Priorizamos leituras fora daquilo que os alunos conseguem encontrar facilmente, como é o caso da América Latina, África e Oceania, mas também lugares como a América do Norte e a Europa”, explica a professora Edineia Werner.

Por conta de sua abrangência, o projeto Passaporte Literário envolve as disciplinas de português, alemão, inglês, espanhol, geografia e história, arte, sociologia e filosofia, para alunos do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. “A ideia é seguir com o projeto em 2022, talvez com alterações e ajustes que se façam necessários”, comenta a professora Iasmin Schmitt.

Os resultados do Prêmio Educação serão divulgados no dia 9 de outubro, com premiação no dia 15 de outubro.

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP