23/12/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Projeto de formação musical conclui trabalhos em 2022 com mais de 100 alunos

Atividades mantidas pelo Departamento de Cultura serão retomadas no início do próximo ano

O projeto de formação musical oferecido pela Prefeitura de Nova Petrópolis finalizou os trabalhos de 2022 com a participação de aproximadamente 100 alunos. As aulas de instrumentos musicais são ministradas no espaço Mais Cultura “Professor Renato Urbano Seibt”, semanalmente às quintas-feiras. As atividades são mantidas pelo Departamento de Cultura e serão retomadas em 2023, com as inscrições e recadastramento daqueles que já integram o projeto.

A diretora do Departamento de Cultura, Cândida Maldaner, conta que a procura do público pela formação tem sido intensa, pois é tradicional na cidade a participação dos moradores em bandas, grupos e orquestras, em função da colonização alemã, etnia que valoriza a educação musical. “Se tornou um sonho da Administração Municipal oportunizar o aprendizado da música aos nova-petropolitanos. Com a formação, garantimos a manutenção, a capacitação e a renovação dos músicos que irão compor os grupos no futuro, não só em nossa cidade, mas em toda a região”, afirmou.

O coordenador do projeto, professor de instrumentos da família dos metais e maestro da Orquestra Jovem de Nova Petrópolis, Leandro Sudbrack, afirma que durante o curso são oferecidas aulas de flauta doce, violão, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, violino e outras. Os alunos variam de idade, de crianças de seis anos a idosos com mais de 60 anos. Para participar, o interessado precisa apenas possuir o instrumento em que terá as aulas, pois o projeto ainda não fornece o equipamento.

Durante a formação, os estudantes, que podem possuir ou não experiência prévia, aprendem sobre emissão sonora, afinação, respiração, técnica instrumental, interpretação, aspectos históricos dos instrumentos, leitura e escrita musical, e a prática em conjunto – feita com ensaio em grupo e a presença de um maestro orientando a execução.

Formação das turmas

O professor Leandro Sudbrack explica que os alunos são divididos em turmas, de acordo com o instrumento, a faixa etária e o nível de aprendizagem. Há professores específicos para cada uma das famílias instrumentais:

- Manoela Lampert: ensina as cordas friccionadas agudas, sendo o violino e a viola sinfônicos os instrumentos.

- Felipe Samuel Miller: é o professor dos instrumentos de cordas friccionadas graves, como violoncelo, contrabaixo acústico, guitarra e baixo elétrico.

- Renato dos Santos: é o mestre que leciona sobre os instrumentos da família das madeiras, como a flauta transversal; Renato também ensina sobre os saxofones de contralto, tenor, soprano, barítono e clarinete.

- Leandro Sudbrack: é o professor de instrumentos da família dos metais – trompetes, trombones, eufônio e tuba.

A experiência dos alunos

A integração entre a teoria e a experiência prática com os instrumentos são apontados pelos alunos de formação musical como o diferencial para que o projeto tenha sido um sucesso. O estudante Martin Grings dos Santos de 19 anos, natural de Nova Petrópolis, conta que esse foi o principal motivo que fez com que desse continuidade aos estudos no grupo, em que ingressou em 2018, antes mesmo do projeto ter sido criado oficialmente.

O jovem relata que já tocava guitarra quando foi convidado pelo professor Leandro Sudbrack para fazer aulas. Com o tempo, outros instrumentos foram encampados à programação do projeto, como o trompete, o qual Martin passou a tocar por influência de Leandro.

Martin Grings dos Santos conta que até o início deste ano participava apenas da Orquestra Jovem de Nova Petrópolis, mas recentemente foi convidado para integrar também a Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis, nesta tocando guitarra.

Em casa, o estudante era até pouco tempo o único músico, mas a participação nas orquestras e a sua experiência com os dois instrumentos incentivou o irmão mais novo a se aventurar no trompete também. “Espero que ele aprenda e venha participar comigo dos grupos”, deseja.

Inscrições e recadastramento

Os interessados em fazer parte do projeto de formação musical devem ficar atentos, pois no início de 2023 será aberto período de inscrições. As pessoas que já participavam também devem realizar o recadastramento, para garantir vaga para as turmas do próximo ano. As inscrições serão disponibilizadas entre os meses de janeiro e fevereiro, e informadas pelas páginas oficiais da Prefeitura de Nova Petrópolis.

Crédito das fotos estão marcados individualmente em cada arquivo (50 mm / Mauro Stoffel / Francis Jonas Limberger)