04/12/2019

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Projeto Conscientiza educa estudantes sobre consciência ambiental

Ação promovida pela Administração Municipal envolveu aproximadamente 530 crianças

Crianças de 3 a 5 anos de quatro escolas Municipais de Nova Petrópolis participaram do Projeto Conscientiza, ação voltada para a educação ambiental. Proporcionado pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente; e Educação, Cultura e Desporto, o projeto contou com oficinas práticas e lúdicas que objetivaram educar, aproximadamente, 530 estudantes sobre a preservação do meio ambiente. A Administração Municipal investiu R$ 17 mil na realização do projeto, que contemplou as turmas das escolas Municipais Construindo o Saber, Ursinho Carinhoso, Ottinho e Augusto Guilherme Gaedicke.

Iniciado na segunda metade de novembro deste ano, o Projeto Conscientiza está alinhado com a Política Nacional de Educação Ambiental, Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e também com a Política Estadual de Educação Ambiental. Desenvolvido pela empresa 3bl do Brasil, o projeto proporcionou às crianças o aprendizado de práticas como a compostagem e a separação de lixo seco e orgânico. Como resultado das oficinas, as escolas participantes inauguraram suas composteiras, que seguem sendo utilizadas para a produção de adubo orgânico.

Para o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, o projeto inaugura um planejamento de ações continuadas de educação ambiental no Município. “Percebemos a importância de contar com profissionais especializados na área de educação ambiental. As oficinas práticas, nas quais as crianças lidaram na terra e aprenderam a separar os tipos de lixo foram ótimas. Esse tipo de trabalho é fundamental para desenvolver uma consciência ambiental em nosso Município, por isso, vamos dar sequência”, explicou o secretário.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai iniciar 2020 com duas ações de integração com foco conscientização ambiental. Essas atividades, que também integram o Projeto Conscientiza, serão voltadas para o público adulto e estão em fase de estudos.

Acompanhe as novidades da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente acessando o site www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página facebook.com/novapetropolisrs você encontra, fotos, vídeos e mais informações sobre as atividades desenvolvidas pela Administração Municipal. Siga a Prefeitura de Nova Petrópolis no instagram: @prefeituranovapetropolis.