02/10/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Projeto Cegonha da Leitura foi apresentado na Feira do Livro

Ação é vinculada ao programa Primeira Infância Melhor do Governo Estadual...

Durante a 20ª Feira do Livro, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com a Secretaria Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, apresentou o projeto “Cegonha da Leitura”. A ação, inserida no programa Primeira Infância Melhor (PIM), desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Governo do Rio Grande do Sul, beneficia aproximadamente 40 famílias dos bairros Vale Verde e Vila Germânia.
O projeto “Cegonha da Leitura” consiste em três carrinhos, que são abastecidos com livros na Biblioteca Pública Municipal de Nova Petrópolis para depois serem levados até as residências das famílias. A ação atende a comunidade do bairro Vale Verde, na qual um grupo de gestantes recebe uma atenção especial, já que os carrinhos estão repletos de livros que trazem informações sobre gravidez e cuidados com bebês. A iniciativa também já teve início no bairro Vila Germânia.
De acordo com a pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cristiane Kieling, a iniciativa visa aproximar as comunidades da literatura, especialmente as crianças. “No programa, a literatura vai de encontro às famílias, facilitando o acesso de todos aos livros. É um trabalho conjunto entre Prefeitura Municipal e Governo do Estado que vem mostrando resultados bem interessantes”, explicou Cristiane.
O projeto “Cegonha da Leitura” foi lançado no segundo encontro do PIM, realizado pela Secretaria Municipal de Educação no dia 19 de setembro deste ano. O próximo encontro já está marcado para o mês de novembro, no qual será retomado o tema abordado na primeira reunião, que foi a alimentação para crianças de 0 a 6 anos.