08/07/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Projeto Arte Urbana de Nova Petrópolis recebe Prêmio FAMURS de Boas Práticas

Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social foi agraciada com o 3º lugar

O projeto Arte Urbana, desenvolvido pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, recebeu o Prêmio Boas Práticas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS). O prefeito Regis Luiz Hahn e a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota, acompanhados da coordenadora do CRAS, Vanessa Huff, e de jovens participantes do Arte Urbana, receberam o prêmio de 3º lugar na categoria Assistência Social. A premiação da 3ª edição do Prêmio Boas Práticas ocorreu durante a solenidade do 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, evento realizado no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, no dia 5 de julho.

Criado em 2014 pela Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, o projeto Arte Urbana envolve, aproximadamente, 70 jovens educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), iniciativa desenvolvida no CRAS. O Arte Urbana, coordenado pelo professor José Francisco de Souza Esteves e pela psicóloga Júlia Ponath, oferece aulas de skate, grafite, hip-hop e composição de canções para as crianças e adolescentes que participam.

Para a secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Andréia Siqueira Frota, a premiação do Arte Urbana atesta o sucesso do programa. “ O Arte Urbana trabalha, além da prevenção de vulnerabilidades, a expressão e a identidade de uma geração por meio da dança, da arte e da música. Esse prêmio nos deixa muito felizes, pois, demonstra que estamos no caminho certo, mas, que ainda temos muito mais a desenvolver”, destacou a secretária.

De acordo com o prefeito Regis Luiz Hahn, trabalhar a educação dos jovens, por meio de expressões artísticas, sempre foi o foco do projeto Arte Urbana. “Quando o Arte Urbana foi criado, queríamos mostrar às crianças e adolescentes que existe uma realidade cheia de possibilidades saudáveis e educativas inserida no próprio mundo deles. Skate, grafite e hip hop são manifestações ricas e essa premiação veio para reforçar que nossa iniciativa é válida e apresenta bons resultados”, pontuou o prefeito.

Estavam concorrendo ao Prêmio Boas Práticas projetos desenvolvidos em 178 Municípios e 27 foram premiados. Ao todo, 374 projetos disputaram o primeiro lugar em dez categorias: Agricultura; Assistência Social; Comunicação Social; Cultura, Turismo e Lazer; Educação; Fazenda; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde e Segurança Pública. O Prêmio é um instrumento para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem sucedidas, inovadoras e replicáveis, desenvolvidas pelas Administrações Municipais. A cerimônia de premiação contou com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra e do presidente e vice-presidente da FAMURS, Antônio Cettolin e Vilmor Carbonera.

Acompanhe as novidades da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social no site www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página facebook.com/novapetropolisrs você encontra vídeos, fotos e mais informações acerca das ativdades desenvolvidas pela Administração Municipal. Siga também o Instagram da Prefeitura de Nova Petrópolis: @prefeituranovapetropolis.