18/08/2014

Programa Saúde na Escola oferece atividades recreativas a estudantes

Instituições de ensino receberam atividades do projeto da Secretaria Municipal de Saúde...

Na segunda-feira, dia 11 de agosto, cumprindo mais uma ação do Programa Saúde na Escola, a psicopedagoga Vera Regina Willeker de Assis Brasil esteve na Escola Augusto Guilherme Gaedicke para implantar o Projeto Arte Urbana, que compreende Hip Hop, Skate e Grafite. O professor de música José Francisco de Souza Esteves, responsável pelo projeto, junto com o oficineiro Gabriel Machado da Silva, fez uma demonstração visando estimular os alunos a participar da ação que será oferecida, nas tardes segundas-feira, no ginásio da escola.
A doutora Karin Luckow Eichler, da UBS do Vale Verde, também esteve presente na ocasião, instruindo os estudantes sobre a parceria de prevenção de saúde no ambiente escolar. A ação foi criada com o intuito de fazer os jovens frequentarem o projeto no horário contrário às aulas. De acordo com a doutora Karin, as práticas presentes no projeto ensinam os jovens a conviver em grupo, propiciam o aumento da força, resistência muscular, agilidade, flexibilidade e melhora o desempenho na condição respiratória, além de ajudar a evitar a obesidade.
A ideia da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social é, futuramente, estender o projeto, que será oferecido aos jovens da comunidade do Vale Verde, mesmo que estes não sejam estudantes da Escola Augusto Guilherme Gaedicke.
Já na tarde de quinta-feira, 14 de agosto, a psicopedagoga Vera de Assis Brasil e a doutora Paula Veiga do Amaral, da UBS da Vila Germânia, promoveram uma roda de conversa na Escola 1º de Maio. Um grupo de 15 meninas, adolescentes, participaram da atividade, na qual foi exibido um vídeo que deu início a um debate. Logo após, as estudantes fizeram solicitações, sugerindo temas e oficinas de seus interesses.
Com esta ação, a Secretaria Municipal de Saúde pretende envolver meninas desta faixa etária, no período contrário às aulas, proporcionando atividades saudáveis e abordando temas de prevenção. As atividades propostas no programa objetivam ainda trabalhar com a valorização do ser humano, visando uma melhor formação das estudantes.