conteúdo do menu
conteúdo principal
17/03/2023

Profissionais da Rede de Proteção Social discutem protocolos de atendimento

Segunda edição do “encontro entre serviços” aconteceu no Espaço Mais Cultura

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Os profissionais que atuam na Rede de Proteção Social de Nova Petrópolis estiveram reunidos na quarta-feira, 15 de março, para discutir casos compartilhados e os protocolos de atendimento aos usuários. Essa foi a segunda edição do “encontro entre serviços”, realizado no Espaço Mais Cultura “Professor Renato Urbano Seibt”. As discussões contaram ainda com a colaboração do Instituto Elos, de Gravataí, que promoveu a análise de um estudo de caso hipotético.

No início no encontro, uma atividade instigou os participantes a indicarem palavras que remetessem ao trabalho realizado pela Rede. “Cooperação”, “comprometimento” e “compartilhamento de informações” foram alguns termos levantados. O vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, falou em “humanização”, para lembrar a todos que no trabalho em rede, ninguém faz nada sozinho e que está no íntimo dos atuantes na área social a necessidade de ter empatia e saber se colocar no lugar do outro.

De acordo com a coordenadora especial de Políticas para a Saúde Mental, Carina Correa da Silva, as questões que envolvem a população mais vulnerável são extremamente complexas e possuem múltiplas variáveis. Por isso, os momentos de troca são importantes para que se faça a escuta das diversas realidades e se tenha olhares variados sobre esses relatos, tornando possível a resolução de conflitos e de situações difíceis.

Ainda no encontro, para promover o compartilhamento de informações e estimular a observação coletiva dos casos, o assistente social Peterson Rodrigues e a psicóloga Tassita Medina, ambos do Instituto Elos, apresentaram uma situação hipotética e convidaram os presentes a proporem soluções e observações.

Esse foi o segundo encontro realizado com o objetivo de discutir sobre o trabalho que é promovido nos serviços da Rede de Proteção Social pelos trabalhadores da área. O primeiro aconteceu em novembro de 2022. Uma nova reunião está prevista para o mês de junho deste ano, com temáticas envolvendo a terceira idade, em função do “Junho Violeta”, mês temático que estimula o desenvolvimento de campanhas para combater a violência e os maus-tratos contra os idosos.

Participam dos encontros em rede profissionais do Centro de Atenção Psissocial (Caps), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro Especializado de Assistência Social (Creas), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Conselho Tutelar, do Espaço Multiprofissional de Atenção à Infância e Adolescência (Emaia) e da Coordenadoria da Mulher e do Idoso. Também integram a Rede, representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Apae de Nova Petrópolis.

 

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP

Outras Notícias