29/08/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Profissionais da Educação e Saúde participam de capacitação promovida pela Associação dos Juízes do RS

Curso ocorreu na última semana de agosto na Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis

Profissionais da Educação e da Saúde de Nova Petrópolis participaram do curso “Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz Não Conflitivos”, realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto na Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP). Ministrada pela Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), a capacitação contou com 26 participantes, que foram orientados quanto aos conceitos dos círculos de construção de paz. O método auxilia na resolução de situações de conflito, fortalecimento de vínculos e outros aspectos relacionados à convivência social e institucional.

Equipes diretivas e professores das Escolas de Ensino Fundamental e Infantil municipais e estaduais, além de profissionais que atuam na Assistência Social e nas Unidades Básicas de Saúde, foram capacitados no curso, no qual a Administração Municipal investiu R$ 6.975,00. Na capacitação, desenvolvida de forma vivencial e interativa, os participantes, após serem apresentados aos conceitos dos círculos de construção de paz, tiveram a oportunidade de aplicar o método de forma prática, criando seus próprios círculos, momento no qual puderam compartilhar conhecimentos e experiências.

Para o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, os círculos de construção de paz abrem boas perspectivas para o desenvolvimento de um trabalho mais integrado e consciente. “Profissionais da Educação e da Saúde atuam juntos em diversas frentes. Esse curso, além de promover o fortalecimento do conceito de trabalho coletivo, também trouxe uma reflexão sobre a importância que o diálogo possui no entendimento e na solução de problemas”, destaca o secretário.

“O propósito dessa capacitação foi promover um entendimento mais amplo dos papéis que os profissionais da Educação e da Saúde desempenham, no que diz respeito às relações interpessoais. Os círculos de construção de paz podem ser utilizados, por exemplo, na prevenção de situações conflituosas em uma Instituição de Ensino. Os profissionais que participaram da capacitação se tornaram facilitadores, capazes de desenvolver os círculos onde atuam”, explica a psicóloga da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Marina Araújo Camelo.

Para a secretária de Saúde e Assistência Social, Andreia Siqueira Frota, a capacitação promoveu uma importante reconstrução das relações das equipes que atuam nas áreas da Educação e da Saúde. “Passamos a nos entender melhor enquanto profissionais e colegas que atuam em rede. Nossas equipes, que aprenderam a desenvolver a dinâmica dos círculos, poderão replicar esse trabalho nos diferentes grupos com os quais trabalham. Essas perspectivas animaram a equipe da Saúde que participou da capacitação. Nós ficamos extremamente confiantes de que esse trabalho será bem recebido e vai trazer excelentes resultados”, ressalta a secretária, que participou da capacitação.

A ativação dos círculos de construção de paz na rede de ensino e na área da Saúde e Assistência Social do Município, por meio dos facilitadores, é o próximo passo planejado pelas Secretarias de Educação, Cultura e Desporto e Saúde e Assistência Social.

Acompanhe as notícias sobre Educação e Saúde no Município acessando o site oficial da Prefeitura de Nova Petrópolis, no endereço www.novapetropolis.rs.gov.br. Para visualizar fotos, vídeos e obter mais informações sobre as ações realizadas pela Administração Municipal, visite a página facebook.com/novapetropolisrs. Siga também o instagram da Prefeitura de Nova Petrópolis: @prefeituranovapetropolis