14/06/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Prevenção aos golpes é o tema do “Junho Violeta” em Nova Petrópolis

Palestras serão realizadas na tarde da quarta-feira, no Plenarinho da Acinp

A prevenção aos golpes, com informações sobre os principais crimes financeiros cometidos contra os idosos, é a temática de Nova Petrópolis para a edição 2022 do “Junho Violeta”. Além da distribuição de materiais informativos, duas palestras sobre o tema serão realizadas na tarde da quarta-feira, 15 de junho, data instituída como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O evento é aberto ao público e acontecerá no Plenarinho da Acinp, com início às 13h30.

A primeira palestra terá o tema “Golpes contra a pessoa idosa, como prevenir” e será ministrada por profissionais da Sicredi Pioneira e pelo delegado de polícia Fábio Idalgo Peres. Na sequência, o psicólogo Bruno Cadigume falará sobre “Os impactos psicológicos da violência contra o idoso”.

Conforme a coordenadora especial de Políticas para Mulheres e Idosos, Liriane Kintschner, os golpes financeiros constituem um dos principais tipos de violência contra os idosos na atualidade. “Em 2021, o Junho Violeta tratou dos diversos tipos de violência contra os idosos. Neste ano, decidimos focar especialmente nesse tema dos golpes”, comenta a coordenadora.

Materiais informativos da Prefeitura de Nova Petrópolis, do Junho Violeta, com distribuição física e virtual, alertam o público sobre as características dos golpes mais comuns entre os idosos e as formas de preveni-los. Outro item distribuído ao longo do mês é o Estatuto do Idoso, instituído pela lei federal 10.741, de outubro de 2003.

A programação do Junho Violeta é realizada pelo Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e pelo Conselho Municipal do Idoso. O período temático foi instituído em Nova Petrópolis através da lei municipal 4.982, de 19 de maio de 2021.

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP