conteúdo do menu
conteúdo principal
28/09/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Presença do mosquito Aedes aegypti tem nova redução em Nova Petrópolis

Nos meses de junho e julho foram encontrados focos de criação em apenas nove imóveis

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde registrou em junho e julho de 2021 uma nova redução na presença do mosquito Aedes aegypti no perímetro urbano de Nova Petrópolis. Nos dois meses foram identificados focos de criação em nove imóveis, número significativamente inferior aos 86 focos localizados no período anterior, entre abril e maio. 

Durante o período de junho e julho, os sete agentes de endemias do Município fizeram visitas a 7.247 imóveis, resultando no recolhimento de 64 amostras, nas quais havia 35 larvas, 14 pupas e um mosquito adulto. Os nove imóveis em que houve confirmação para a espécie Aedes aegypti estão situados nos bairros Pousada da Neve (2), Piá (2), Centro (2), Logradouro (1), BR-116 (1) e Bavária (1). 

Nos bairros Vale Verde, Vila Germânia, Juriti, Vila Olinda e Recanto do Sossego não foram encontrados focos de criação do mosquito Aedes aegypti em junho e julho. As placas informativas da Vigilância Ambiental em Saúde estão no bairro Logradouro. 

O coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde, Rafael Aguiar Altreiter, atribui a queda expressiva na presença do mosquito às temperaturas mais baixas nesta época do ano e ao acompanhamento constante por parte dos agentes de endemias e da população. “Os cuidados preventivos existem e estão fazendo a diferença. Mas eles precisam ser mantidos com a volta do calor”, afirma. 

 

 

Crédito da foto: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP

Outras Notícias