26/01/2023

Prefeitura tem 28 cães e cinco gatos disponíveis para adoção responsável

Animais estão sob a tutela de protetores credenciados e aguardam por um lar amoroso

Ter um lar para chamar de seu, com carinho, alimentação adequada e bastante espaço para brincar e correr. Esses são os desejos dos 28 cachorros e cinco gatos que a Prefeitura de Nova Petrópolis disponibiliza para adoção atualmente. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, esses animais foram recolhidos da rua ou retirados de tutores que não tinham condições de manter os cuidados necessários, e, agora, estão sob a tutela de protetores credenciados.
Os gêneros, tamanhos, pelagens e temperamentos desses animais são os mais variados: machos e fêmeas; idosos ou jovens; de grande, médio ou pequeno porte; pretos, brancos, marrons, mesclados; entre outras características. “Com essa variedade, fica mais fácil encontrar um amigo em um desses bichinhos”, é o que garante o médico veterinário Sandro Nunes Ferrão, que lembra a importância de as pessoas interessadas estarem enquadradas nos requisitos para adotar um cão ou gato.
Sandro afirma que já tiveram casos de adoção em que o Município precisou atuar para retirar o animal do tutor após algum tempo, ao verificar, em uma visita de acompanhamento, que as condições para o devido cuidado não estavam sendo atendidas, como manter esse cão ou gato sem acesso a rua e oferecer alimentação condizente, entre outras necessidades.

Como posso adotar um animal
As pessoas que desejam encontrar um melhor amigo canino ou felino e querem adotar um dos 28 cachorros e cinco gatos disponíveis de Nova Petrópolis, podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (54) 3281-8400, opção 6.
Para garantir a adoção responsável desses bichinhos, são realizadas entrevistas com os candidatos, afim de que atendam as condições de segurança, saúde e bem-estar indicadas para cada animal. Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar comprovante de residência e os documentos pessoais solicitados.
É possível adotar em qualquer época do ano. Fotos de uma parte dos animais disponíveis estão na galeria de fotos abaixo.
No site da Prefeitura também é possível visualizar as fotos e informações, através do endereço https://www.novapetropolis.rs.gov.br/galeria-de-fotos/animais-para-adocao-responsavel. As imagens são atualizadas periodicamente.

Crédito das fotos: Júlia Junkes

Crédito das artes: Adriana Rabassa