26/09/2023

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Prefeitura repassa R$ 100 mil aos Bombeiros para aquisição de nova ambulância

Valor complementará investimento para que a entidade adquirira o veículo e possa ampliar sua capacidade de atendimento

A assinatura do termo de parceria 045/2023 entre a Prefeitura Municipal e a Sociedade Civil Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis, realizada nessa segunda-feira, 25 de setembro, oficializa o repasse de R$ 100 mil para a aquisição de uma nova ambulância para atender a população nova-petropolitana. O valor irá se somar aos R$ 175 mil já destinados pela Empresa Gaúcha de Rodovias (ERG), totalizando R$ 275 mil para a compra do veículo.

A oficialização foi feita pelo prefeito Jorge Darlei Wolf e o presidente da entidade, Gustavo Rogowski da Silveira. O objetivo com a aquisição da nova ambulância é intensificar e agilizar a prestação do serviço de atenção à saúde, atendimento às emergências e socorro médico aos cidadãos da cidade e arredores. O vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, e o bombeiro voluntário e servidor público municipal, Felipe Ziech Eibel, foram testemunhas da assinatura.

“Entendemos a importância do trabalho dos bombeiros para a nossa população, assim como no auxílio aos municípios da Região das Hortênsias, por isso faremos o repasse desse valor, em parcela única, como forma de apoio na ampliação dos atendimentos de saúde prestado às comunidades”, destacou o prefeito Darlei.

Conforme o plano de trabalho apresentado, os bombeiros atuam no serviço de maneira voluntária, após receber o devido treinamento e formação. Apenas no ano passado, eles atenderam a 2.027 ocorrências em Nova Petrópolis e cidades vizinhas.

Em função da alta demanda, a entidade verificou a necessidade de compra do veículo para ampliar a capacidade de atendimento. O recurso de R$ 275 mil, então, será utilizado para a aquisição de um veículo furgão teto alto, tipo Sprinter 417, cor branca, modelo Hi-tech, da marca Mercedes Benz, que posteriormente será transformado para se tornar uma ambulância – a partir de recursos próprios dos Bombeiros Voluntários.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP