31/07/2023

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Prefeitura promove nova feira de adoção de cães neste sábado

A feira acontece na Rua Coberta, das 9h às 12h

*Atualizada às 13h do dia 01/08/2023.

Se você está em busca de um animal para integrar sua família ou apenas procurando uma companhia, saiba que no próximo sábado, 5 de agosto, das 9h às 12h, na Rua Coberta junto a Praça das Flores, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis realizará mais uma edição da feira de adoção. Essa será uma oportunidade para quem deseja encontrar um novo melhor amigo entre os bichinhos recolhidos pela Prefeitura e que aguardam por um lar amoroso.

Os bichinhos que vão participar da feira têm as mais diversas características: pelo longo ou curto, liso ou arrepiado; temperamento dócil, brincalhão, arisco ou tímido; com cores de pelagem variada (preto, branco, caramelo, cinza, etc); enfim, serão cães para todos os gostos.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente reforça que serão disponibilizados, nesta data, apenas animais que estão sob a tutela da Prefeitura, não sendo permitida a exposição de particulares.

Além da exibição de animais, outras atividades estão na programação, das 9h às 12h de sábado, como o varal solidário pet, a divulgação da campanha de vacinação animal, e o cadastro de interessados nos programas de castração gratuita do Poder Público. No local, também serão recebidas doações de ração, areia para gatos, vermífugos, coleiras e guias – materiais que serão utilizados pelos abrigados.

A Secretaria de Saúde e Assistência Social dará apoio a feira de adoção, que tem as empresas Casa Pet, Uniasselvi, Unifacvest, Unicesumar, Hundeleben, Centro de Treinamento Alisson Ferreira, Hospital Veterinário Dr. Álvaro Abreu, Clínica Veterinária Bavaresco, e o Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal (Combem) como parceiros.

Requisitos para adoção

O principal requisito para o futuro tutor, interessado em levar um amigo para casa, é o comprometimento com o cuidado, carinho e atendimento às necessidades básicas – alimentação, serviço veterinário quando preciso, e atenção. Também é exigido que a pessoa tenha mais de 18 anos de idade e apresente um documento de identidade válido, por isso é importante que todos que comparecerem ao evento levem um documento. A equipe da Prefeitura realizará uma entrevista com os candidatos antes de prosseguir com o processo de adoção.

Programa de castração

Durante a feira, serão divulgados os programas de esterilização animal, aos quais o Município aderiu. Para realizar o cadastro e se inscrever, é importante que os interessados compareçam com os seguintes documentos:

- Tutor de baixa renda: apresentar um documento com foto; comprovante de residência atual; folha resumo fornecida pelo Cadastro Único e/ou um comprovante de renda do tutor e das pessoas que residem na mesma casa. No ato também serão preenchidas outras declarações.

- Protetor animal ou entidade governamental de proteção animal: cópias de CPF ou RG e/ou CNPJ; do comprovante de endereço do abrigo dos animais, em nome do protetor animal ou voluntário de ONG – pode ser conta de energia elétrica, água, telefone, etc; declaração de protetor animal a ser preenchido no ato, ou declaração de entidade não-governamental de proteção animal.

Adoções disponíveis todo ano

É possível adotar durante todo ano. Para conhecer os animais que estão disponíveis, basta acessar o endereço https://www.novapetropolis.rs.gov.br/galeria-de-fotos/animais-para-adocao-responsavel. Os cães e gatos foram recolhidos das ruas e/ou de maus-tratos pelo Município, e recebem cuidados nos abrigos parceiros.

Caso o cidadão se interesse por algum animal da galeria, pode entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (54) 3281-8400, na opção 6.

Crédito das fotos: Marielly Bierhals/Comunicação PMNP