28/03/2023

Prefeitura oferece curso de educação patrimonial para professores

Formação é destinada, preferencialmente, aos professores do 3º ano do ensino fundamental

Tem início na próxima segunda-feira, 3 de abril, o curso de formação sobre a história e a cultura de Nova Petrópolis, com foco na educação patrimonial, e direcionado aos professores, preferencialmente aqueles que atuam com turmas do 3º ano do ensino fundamental, e também para a comunidade em geral. O curso é oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, e ainda há vagas para os interessados em se inscrever.

De acordo com o cronograma, a formação será dividida em três encontros presenciais, com dois dias cada e duração de 2 horas por dia. As aulas vão acontecer na Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, na rua Tiradentes, 256.

O curso de educação patrimonial tem o objetivo de estimular nos participantes o desejo de apropriação e pertencimento pelas culturas, memórias e patrimônios locais. Por isso se faz importante a presença dos professores, que têm a oportunidade de trabalhar esse assunto em sala de aula e formar novos multiplicadores do tema.

A diretora do Ensino Fundamental, Jussara Prates, que está à frente da organização, destaca que com a formação, o Município atende legislações vigentes, mas também pode despertar o interesse dos cidadãos pelo patrimônio de Nova Petrópolis, “com vistas a que colaborem no cuidado e se sintam parte do que a cidade tem a oferecer”.

Inscrições

Ainda há vagas para interessados em participar. Podem se inscrever professores da rede pública e privada de ensino, preferencialmente os que lecionam em turmas do 3º ano do ensino fundamental e que trabalham o assunto em sala de aula. Também foram disponibilizadas 15 vagas para a comunidade nova-petropolitana em geral, interessada no tema.

Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo email jussara.prates@novapetropolis.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3281-2691.

Como serão os encontros

Os encontros do curso de educação patrimonial irão acontecer em três etapas. A primeira ocorre nos dias 3 e 4 de abril, com a palestra “Construindo História”, proferida pela professora e mestra em História do Brasil, Ivoni Nör, com mediação de Pedro Henrique Scheer. No dia 3, o curso transcorre das 9h30 às 11h30, e, no dia 4, das 15h às 17h.

Já o segundo encontro, também dividido em dois dias, acontece em 22 e 23 de maio, e vai tratar do patrimônio cultural presente no cemitério e também sobre o pensar a escola como lugar de memória, identidade e multiplas narrativas da Linha Temerária. Os palestrantes serão os professores Cristel Roloff e Silvio Peters, com mediação de Jussara Prates. No dia 22, a palestra acontece das 15h às 17h, e, no dia 23, das 9h30 às 11h30.

O terceiro e último encontro está agendado para os dias 19 e 20 de junho, e discutirá o folclore em ação, com foco no lazer e na cultura. A palestrante será a professora e proprietária do Museu da Família Alberto Hillebrand, Adélia Hillebrand. A mediadora do encontro será Cândida Maldaner. No dia 19, o encontro inicia 9h30 e segue até 11h30, e no dia 20 será das 15h às 17.

Crédito das fotos Divulgação/Comunicação PMNP