03/06/2015

Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Prefeitura Municipal revitaliza Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Ponto de visitação fica às margens da Rua Vicente Prieto em Pinhal Alto...

As Secretarias de Planejamento e Obras de Nova Petrópolis trabalharam em conjunto em prol da revitalização da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada às margens da Rua Vicente Prieto, na localidade de Pinhal Alto. Considerada patrimônio cultural e histórico da comunidade de Pinhal Alto, a gruta da santa recebeu calçamento e teve melhorias em seu entorno e acesso. A Administração Lelo e Gregor investiu R$ 7.986,00 no trabalho de revitalização da gruta, que foi realizado pela empresa ML Câmara ME – Pavimar.

A primeira fase da revitalização foi de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras, que limpou o local e o preparou para que pudessem ser realizados os trabalhos de calçamento com blocos de concreto e de construção de um muro. Após o término da pavimentação, funcionários da Secretaria de Obras retornaram à gruta para conferir um acabamento à obra. A restauração do local, que tem 50 anos de existência, teve início na metade do mês de maio deste ano e está prevista para ser concluída até sexta-feira, 05 de junho.

“Essa gruta tem um grande valor cultural e religioso para os moradores de Pinhal Alto. Esse é um local muito bonito, ao qual muitas pessoas vêm para renovar seus votos de fé. É papel de uma Administração Municipal revitalizar e preservar pontos tão importantes como a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que também é um ponto de visitação turística”, disse o prefeito Regis Luiz Hahn, que acompanhou as obras no local.

A intenção da Prefeitura Municipal é inaugurar a revitalizada Gruta de Nossa Senhora de Lourdes com a celebração de uma missa especial. A confirmação da data e do horário do evento de inauguração ainda dependem de algumas confirmações.