29/04/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Prefeitura de Nova Petrópolis busca reinserção no Recefitur

Autoridades locais fizeram reivindicação na sede do DAER, em Porto Alegre...

O secretário de Administração de Nova Petrópolis, Bruno Seger e o diretor de Transportes da Prefeitura Municipal, Paulo Marcos Schwantz estiveram na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), em Porto Alegre, dia 14 de abril. O Município busca a reinserção no Registro Cadastral de Empresas de Fretamento Intermunicipal de Turismo (Recefitur), que foi cortado pelo DAER em dezembro passado.

De acordo com o diretor de Transportes, Paulo Marcos Schwantz, a decisão do DAER, à época, ocorreu devido ao uso indiscriminado que algumas prefeituras faziam de seus veículos. “Muitos locais utilizavam o transporte municipal, especialmente o escolar, buscando benefícios políticos”, explicou.

“No entanto, Nova Petrópolis possuiu uma Lei Municipal que autoriza o Poder Executivo a contribuir com entidades esportivas, sociais, recreativas, educacionais e culturais devidamente regulamentadas, mediante o transporte das pessoas das referidas entidades para participação em promoções, eventos, encontros e campeonatos de cunho esportivo e/ou cultural. Esta Lei regulamenta nossas atividades e disciplina o uso do transporte do Município”, esclareceu.

Schwantz disse ainda que Nova Petrópolis é representada pelo Estado afora por meio de equipes esportivas, grupos de danças, corais, entre outros. “Auxiliar determinadas entidades com o transporte é um apoio que a Prefeitura Municipal pode conceder à manutenção da cultura local, ao esporte e atividades salubres à comunidade”, ponderou. “Não podemos ser punidos por aqueles que não tem responsabilidade com o que é público”, disse.

O pedido de reinserção no Registro Cadastral de Empresas de Fretamento Intermunicipal de Turismo (Recefitur) feito na ocasião será encaminhado ao Conselho de Tráfego do DAER. O diretor de Operação Rodoviária do DAER, engenheiro Rogério Brasil Uberti; o diretor de Transportes Rodoviários do DAER, Lauro Roberto Lindemann Hagemann; o chefe de gabinete do deputado estadual Tiago Simon, Rafael Castelo Costa; e o secretário adjunto do Diretório Estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Daniel Kieling também participaram da reunião.