29/04/2015

Prefeitura de Nova Petrópolis busca duplicação da RS 235

Tratativas entre Município, DAER e EGR para realizar projeto avançam...

O governo do prefeito Regis Luiz Hahn e Gregor Hermann não mede esforços para atender aos anseios da comunidade de Nova Petrópolis. A duplicação da RS 235 é reivindicada há mais de duas décadas e a administração municipal busca, junto ao Estado, alternativas para tirar o projeto do papel ainda este ano.

O anteprojeto de duplicação da RS 235, em 1,2 quilômetro, foi elaborado pela Secretaria de Planejamento de Nova Petrópolis e entregue à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) em dezembro de 2014. De acordo com o projeto, o trecho duplicado inicia no final da Avenida 15 de Novembro até a entrada do bairro Pousada da Neve. De posse do anteprojeto, a EGR solicitou ajustes, que foram concluídos em janeiro.

No dia 14 de abril, o secretário municipal de Administração, Bruno Seger, esteve na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), em Porto Alegre, e reuniu-se com o diretor de Operação Rodoviária do DAER, engenheiro Rogério Brasil Uberti; com o diretor de Transportes Rodoviários do DAER, Lauro Roberto Lindemann Hagemann; com o chefe de gabinete do deputado estadual Tiago Simon, Rafael Castelo Costa; e com o secretário adjunto do Diretório Estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Daniel Kieling.

Na oportunidade, o diretor de Operação Rodoviária do DAER, engenheiro Rogério Brasil Uberti determinou o agendamento de uma reunião entre Município e EGR. Dois dias depois, em 16 de abril, técnicos da EGR solicitaram o projeto definitivo para a prefeitura.

Já no dia 22 de abril, o prefeito Regis Luiz Hahn e o secretário Seger, estiveram novamente em Porto Alegre, na sede do DAER, juntamente com representantes do DAER e EGR. Na oportunidade, o diretor técnico da EGR, Milton Cipel, solicitou ao Município a ampliação do projeto de duplicação da RS 235 do final da Avenida 15 de Novembro até a Floricultura Úrsula. Cipel declarou que, ainda que o projeto seja executado em etapas, o projeto mais amplo é importante. O custo e o prazo para o início dos trabalhos ainda não estão definidos. A obra deve ser paga pela EGR.

Estrada do Imigrante e Terminal Rodoviário também foram pauta

Durante a reunião no DAER, dia 14, o secretário de Administração, Bruno Seger, apresentou outra antiga demanda da comunidade de Nova Petrópolis, a pavimentação da Estrada do Imigrante, na localidade de Linha Olinda. Na oportunidade, Seger levou um projeto elaborado pela Prefeitura Municipal para pavimentação do trecho. A intenção é firmar um convênio entre Estado, Município e moradores. Em breve o DAER deve solicitar documentos para dar andamento ao processo.

O secretário de Administração também expôs a preocupação do governo municipal com a situação do Terminal Rodoviário, cujo contrato encerra em junho. O diretor de Transportes Rodoviários do DAER, Lauro Roberto Lindemann Hagemann, que também é o responsável por concessões de rodoviárias informou que não há licitações em andamento e que o DAER está revendo a questão de concessão à rodoviárias. Hagemann declarou que o DAER vai acatar o que o Município definir, conforme Seger.