30/05/2014

Secretaria de Administração

Prefeitura de Nova Petrópolis anuncia Terminal Rodoviário

Governo reuniu imprensa para noticiar alternativa ao fechamento da Estação Rodoviária...

Locação da estrutura da Estação Rodoviária como terminal de embarque e desembarque de ônibus. Esta foi a alternativa encontrada diante do fechamento da Estação Rodoviária de Nova Petrópolis, que encerra suas atividades neste sábado, dia 31 de maio. O anúncio foi feito pelo prefeito Regis Luiz Hahn em coletiva de imprensa, realizada no Gabinete Oficial na tarde desta sexta-feira, dia 30 de maio.
A partir deste domingo, 1º de junho, usuários do transporte coletivo passarão a utilizar o Terminal Rodoviário, local de embarque e desembarque de passageiros. Isso ocorrerá na mesma estrutura onde funcionava a Estação Rodoviária de Nova Petrópolis. “O que muda é a venda de passagens, que será feita dentro dos ônibus e não mais no guichê. Painéis informarão os horários, destinos e boxes de cada coletivo”, explicou o prefeito Lelo. Além disso, a comunidade poderá se informar sobre horários de ônibus pelo telefone da Central de Informações Turísticas: (54) 3281-1398, diariamente, das 09h às 18h e pelo telefone (54) 3281-2070. No site oficial do Município também haverá informações relativas aos horários de ônibus.
A locação da estrutura foi negociada entre o governo municipal e o proprietário do local e antigo concessionário da rodoviária, Ernani Spier. “Tomamos a frente e demos início às negociações para a locação da estrutura, evitando assim qualquer prejuízo à comunidade e aos visitantes”, enfatizou o secretário municipal de Administração, Bruno Seger.
“A rodoviária não é uma responsabilidade do poder público e sim do DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem). Mesmo assim, não medimos esforços para solucionar este problema. Pensamos sempre no melhor para o cidadão”, disse o prefeito. “Unimos esforços e grandes parceiros e, graças a compreensão de todos, podemos dar esta boa notícia hoje”, reiterou Lelo.
O aluguel da estrutura, no valor total de R$ 13 mil, será dividido entre Prefeitura Municipal, que investirá R$ 3 mil, Cooperativa Piá, Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Cooperativa SICREDI Pioneira, taxisitas do ponto junto ao terminal, Benoit e empresas de ônibus Wendling, Gralha Azul, Caxiense, Pinhalense e Nova Palmira. Planalto e Citral ainda não anunciaram se participam financeiramente ou não. Caso optem por não participar, estarão impedidas de entrar no terminal rodoviário. Os locatários dos estabelecimentos do entorno serão responsáveis pela limpeza do Terminal Rodoviário.
O vice-prefeito Gregor Hermann; o secretário de Administração, Bruno Seger; o secretário da Fazenda, Claus Nelson Altevogt; o presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Claudio Ricardo Michaelsen; e o diretor administrativo-financeiro da Cooperativa Piá, Régis Andrade, também participaram da coletiva de imprensa.
O contrato de locação foi assinado antes da coletiva de imprensa, no Tabelionato de Nova Petrópolis, entre o proprietário Ernani Spier e a Cooperativa Piá, representada por seu presidente, Gilberto Kny além do diretor secretário, Jeferson Adonias Smaniotto e do diretor administrativo-financeiro da Cooperativa Piá, Régis Andrade. A Piá, por sua vez, fará contratos de sublocação da estrutura com cada um dos parceiros. O contrato firmado é válido por um ano.