15/01/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Prefeitura de Nova Petrópolis anuncia retorno das aulas na Educação Infantil a partir de 18 de janeiro

Escola Municipal de Ensino Infantil Lydia Braun será a primeira a receber alunos com protocolos aprovados pelo COE Municipal

A Administração Municipal de Nova Petrópolis anuncia em 15 de janeiro, o reinício das aulas presenciais nas escolas de educação infantil da rede municipal. Durante a reunião do COE Municipal na manhã desta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto apresentou os protocolos que serão executados na EMEI Lydia Braun, do Bairro Pousada da Neve, a partir de 18 de janeiro.

“Sabemos o quanto os pais estão esperando pela reabertura das escolas e levamos essa urgência em consideração. Desde que assumimos, damos prioridade total para este tema e com o excelente planejamento realizado pelas equipes da Educação e da Saúde, temos a certeza de que o retorno das nossas crianças acontecerá com toda a segurança necessária”, destaca o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf. No dia 13 de janeiro, o prefeito participou de uma reunião com a presença das equipes diretivas de todas as escolas de educação infantil. Da mesma forma, nesta sexta-feira, o prefeito participou da reunião do COE.

Para a quarta-feira, 20 de janeiro, está previsto o retorno das escolas Pirulito, do Bairro Piá, e da EMEI Professora Ignez Cecchini Deppe, do Logradouro. As demais escolas também estão se preparando para a reabertura e a previsão é de que até 25 de janeiro, segunda-feira, já estejam recebendo os alunos. A exceção é a Escola Pinguinho de Gente, do Bairro Pousada da Neve, que ainda depende de adaptações na estrutura. “As confirmações dos retornos ainda dependem de aprovação dos protocolos e aquisição de EPIs”, ressalta a secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Machioro Leal.

Para a reabertura, cada escola apresentará ao núcleo de educação do COE um Plano de Contingência específico. Todos os planos já aprovados pelo Comitê de Crise determinam ocupação inicial de 50% da capacidade das escolas. Por isso, inicialmente, serão recebidas apenas as crianças que já estavam matriculadas no ano anterior.

De acordo com a Secretaria da Educação, as escolas já estão entrando em contato com os pais, com agendamento de reuniões e a criação de um cronograma de entrevistas com as famílias. Desta forma, não há necessidade de os pais entrarem em contato com as escolas, tampouco irem até elas. “No caso da Escola Lydia Braun, que é a primeira a voltar, esse contato com os pais já está concluído. Por isso, reforçamos a orientação aos demais familiares de que não há necessidade de fazer contato com as suas escolas. Até porque, isso pode sobrecarregar as equipes e, mesmo assim, não trará soluções imediatas”, afirma Gislaine.

A coordenadora de Educação Infantil, Tânia Seefeld, relata que, o retorno está sendo pensado primeiramente para as famílias que realmente precisam. Os pais que mantiverem os seus filhos em casa seguem com as suas vagas asseguradas. “A volta é necessária e viável. Mas, se todos quiserem voltar, será necessário um revezamento e isso seria complicado devido à adaptação das crianças”, explica a coordenadora. Ainda conforme Tânia, se houver vagas, serão chamadas as crianças que estão na fila de espera.

Protocolos especiais para o retorno das aulas

O Plano de Contingência para o retorno das atividades presenciais na Escola Municipal de Educação Infantil Lydia Braun, já aprovado pelo COE, prevê uma série de medidas e procedimentos para garantir a segurança de alunos, professores, funcionários e familiares. Entre elas, a aferição de temperatura, higienização de mochilas e bolsas, sanitização de tapetes e uso de álcool gel já na chegada à escola. Todos que entrarem na escola trocarão de calçado no portão.

Os professores e funcionários permanecerão com máscara; as crianças, não. Haverá limpeza frequente de áreas comuns de toque, como corrimões e maçanetas. Cartazes espalhados pela escola informarão os procedimentos de segurança e os números da capacidade de ocupação. A ventilação será natural, com janelas e portas abertas. Os professores estarão capacitados para identificar sintomas da Covid-19 e cumprir protocolos específicos para esse caso. Haverá fiscalização frequente da Secretaria Municipal de Educação. Os pais precisarão assinar um termo de responsabilidade e, diariamente, declarar na agenda escolar que os filhos não estão com sintomas gripais.

As refeições serão servidas em horários intercalados e haverá pessoas cumprindo funções específicas no refeitório, para evitar a circulação. Um profissional de nutrição trabalhou com as merendeiras para implantar protocolos especiais no preparo das refeições e circulação na cozinha.

Crédito das fotos: Adriana Monteiro Arrial | Comunicação PMNP