12/05/2021

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Prefeitura busca identificação de motorista que depositou carga de entulho na Estrada de Nove Colônias

Se a identificação não for possível, nesta quinta-feira a Secretaria de Agricultura promoverá o recolhimento do material

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente acompanha a situação de uma carga de entulho depositada ilegalmente na Estrada de Nove Colônias na tarde de terça-feira, 11 de maio. Um caminhão suspeito foi identificado com auxílio de imagens de vídeo cedidas por moradores próximos. Com a identificação do veículo, a Prefeitura buscará que o responsável se encarregue pelo recolhimento do material, que requer destinação especial.

Na manhã desta quarta-feira, 12 de maio, o prefeito Jorge Darlei Wolf, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, e o coordenador de Manutenção e Infraestrutura do Pinhal Alto, Gilio Roque Vidotto, estiveram no local para avaliar a situação.

Aparentemente, trata-se de restos de marcenaria, com grande quantidade de madeira compensada. De acordo com o secretário Jorge Luiz Lüdke, os órgãos de segurança de Nova Petrópolis foram acionados ainda na terça-feira para buscar a identificação dos responsáveis pelo ato. “Queremos identificar o responsável e exigir que ele faça o recolhimento imediato do material, de preferência ainda hoje”, destacou Lüdke.

Se a identificação não for possível até o final do dia, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente acionará a empresa Junges Soluções em Limpeza Urbana, para o recolhimento e correta destinação dos resíduos. A empresa já atua no Município com a coleta e destinação de lixo e também com a destinação de móveis velhos recolhidos semanalmente pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

“É uma operação um tanto complexa, pois a Prefeitura sequer tem um local adequado para armazenar este tipo de resíduo, em tamanha quantidade”, acrescenta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

O material foi depositado nas proximidades do cruzamento que leva ao Morro da Fome e ao Chapadão. Enquanto o material não é recolhido, a Estrada Nove Colônias permanece com sinalização de cones. Pede-se atenção aos motoristas.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP