25/08/2023

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Prefeitura busca adotante especial para gatinha com leucemia

Animal foi resgatado, tratado e agora aguarda por um novo lar

Mila é uma gatinha de pelagem curta e rajada, com olhos esverdeados. Tem aproximadamente 1 ano de idade, é muito carinhosa e gosta de interagir com os humanos. Com todas essas características, ela certamente teria facilidade em encontrar uma nova família, não fosse o fato de ser portadora da leucemia viral felina, doença conhecida como Felv e que debilita o sistema imunológico do animal se não forem tomados alguns cuidados. A gata está recolhida em um dos abrigos parceiros da Prefeitura de Nova Petrópolis e agora aguarda por uma oportunidade de ser adotada.

A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente conta que ela foi resgatada no dia 17 de março deste ano no bairro Piá, após moradores relatarem que ela estava machucada. No recolhimento, os servidores municipais verificaram que ela tinha uma ferida na cabeça, possivelmente feita por um tiro de chumbinho. Após passar por atendimento veterinário e receber todos os cuidados, foi levada para o abrigo, onde atualmente recebe alimentação e muito carinho.

Mas morar em um abrigo de animais não precisa ser o destino da gatinha Mila, por isso a Prefeitura busca para essa adoção especial um tutor que aceite cuidar e dar a atenção que ela precisa. Apesar da Felv, o animal está saudável, principalmente porque a enfermidade com a qual convive pode ser controlada com boa alimentação, e claro, muito carinho de quem o acolhe.

A equipe da secretaria ressalta que a Felv não é transmitida para humanos, apenas para outros felinos, por isso é importante que Mila seja “filha única” e não conviva com gatos sem a doença. Mas, caso o interessado em adotá-la tenha outros animais positivos para a leucemia felina, poderá levá-la para casa sem problema algum.

Quero adotar a Mila

Para adotar a gatinha Mila, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (54) 3281-8400, ter a partir de 18 anos de idade e apresentar os documentos solicitados pelo setor.

A gata já está castrada, com as vacinas e o vermífugo em dia, e também recebeu microchipagem de identificação. Quem adotá-la irá ganhar uma companheira carinhosa e brincalhona.

Crédito da foto: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP