18/03/2024

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Prefeitura abre inscrições para cursos gratuitos do programa RS Qualificação

Serão oferecidas 44 vagas divididas entre os cursos de guia de turismo e de marketing digital e redes sociais

*Atualizada às 14h30 do dia 03/04/24.

A partir desta segunda-feira, 18 de março, e até o dia 8 de abril, o Município de Nova Petrópolis estará com inscrições abertas para pessoas interessadas em uma vaga nos cursos de guia de turismo e de marketing digital e redes sociais, oferecidas através do programa RS Qualificação, do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Profissional. As inscrições são presenciais no setor de protocolo da Prefeitura.

Os cursos são gratuitos, destinados a todas as pessoas, com pelo menos 16 anos de idade, moradoras de Nova Petrópolis, e que desejam se capacitar profissionalmente - com preferência para aquelas em situação vulnerável, em desemprego ou em sub ocupação.

Através do programa RS Qualificação, parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, são oferecidas 24 vagas para o curso de guia de turismo e 20 vagas para o de marketing digital e redes sociais. A inscrição não garante a confirmação da vaga para os candidatos, pois o preenchimento será feito mediante análise dos documentos entregues no prazo.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 5 de abril, no site da Prefeitura. As aulas ainda não têm data definida para iniciar, mas serão ministradas no Colégio Cenecista Frederico Michaelsen, instituição selecionada para oferecer os cursos nas segundas, terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.

Inscrições

Para se inscrever, o candidato deverá entregar pessoalmente no setor de protocolo da Prefeitura, envelope identificado e lacrado contendo os documentos solicitados no edital da seleção.

A documentação pode ser conferida abaixo:

- Cópia da Carteira de Trabalho;

- Cópia do RG ou documento com igual validade (CNH, carteira profissional);

- Cópia do CPF;

- Comprovante de residência (contas de água, luz, telefone e IPTU em nome do candidato);

- Certidão de Quitação Eleitoral (para maiores de 18 anos e para quem, a partir dos 16 anos, alistou-se como eleitor);

- Cópia da carteira de reservista (para homens maiores de 18 anos);

-  Documentação dos dependentes menores de 18 anos;

- Comprovante de renda, caso tenha; e

- Comprovante de escolaridade.

O setor de protocolo da Prefeitura funciona na rua 7 de Setembro, 330, segundo andar, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

RS Qualificação

Os cursos oferecidos através do programa RS Qualificação contam com investimento do Governo do Estado e contrapartida do Município de Nova Petrópolis, que juntos atuam para qualificar e/ou requalificar profissionalmente pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desemprego e/ou sub ocupação. O objetivo com essa medida é suprir as vagas de empregos disponíveis no mercado de trabalho do município.

Confira o edital completo da seleção na galeria abaixo.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP