30/03/2021

Prefeito reúne-se com empresários e vai a Porto Alegre em busca de flexibilizações

Principal reivindicação é a abertura de estabelecimentos aos finais de semana

O prefeito Jorge Darlei Wolf participou de uma reunião com cerca de 100 empresários na manhã desta terça-feira, 30 de março. O encontro teve como pauta as dificuldades enfrentadas por diferentes setores da economia local diante das restrições do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado e, por outro lado, a obrigação legal da Prefeitura de fiscalizar o cumprimento dos protocolos.

A reunião com os empresários contou também com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; do secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos; do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Michaelsen e outros vereadores.

Diversos empresários manifestaram-se durante a reunião, relatando suas dificuldades e mencionando casos de demissão e risco de fechamento.

Em sua fala, o prefeito Jorge Darlei Wolf citou as medidas já tomadas pelo Município e pela Amserra para buscar flexibilizações junto ao Estado. Da mesma forma, destacou a obrigação legas das prefeituras na fiscalização dos protocolos, podendo os prefeitos virem a ser responsabilizados civil e criminalmente em caso de descumprimento.

“Somos abertos ao diálogo e aqui estamos, para buscar o entendimento. E continuaremos dispostos a dialogar, pois quando o empresário tem prejuízos, a Prefeitura também está perdendo. Se os protocolos dependessem só do Município, com certeza as soluções já teriam sido encontradas. Mas temos que obedecer ao que é estabelecido pelo Estado”, afirmou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Como uma nova tentativa de buscar flexibilizações, especialmente para que os estabelecimentos possam abrir aos finais de semana e em horários estendidos, uma comitiva de Nova Petrópolis vai a Porto Alegre na tarde desta terça-feira. Uma reunião presencial acontecerá às 15h na Casa Civil do Estado. Junto a outros documentos, o prefeito entregará uma carta assinada por todos os empresários presentes na reunião que ocorreu em Nova Petrópolis pela manhã.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger / Comunicação PMNP