28/03/2013

Prefeito Régis Hahn visita Secretaria de Saneamento e Habitação

...

O prefeito municipal Régis Hahn participou na tarde desta quarta-feira, 28 de março, juntamente com o secretário-adjunto do Turismo, Rodrigo dos Santos, da audiência com o Diretor de Habitação e Saneamento do Estado, Guilherme Barbosa em Porto Alegre. Estiveram presentes na audiência autoridades estaduais, o Deputado Estadual, Giovani Feltes, o Geólogo da Secretaria de Habitação e Saneamento, Tovar Dalle Grave e o Engenheiro, Gilberto Rosa. O encontro foi realizado junto à sala de reuniões da Secretaria, juntamente com a comitiva de secretários e representantes da cidade de Salvador do Sul que também vieram em busca de recursos. Na oportunidade a comitiva de Nova Petrópolis solicitou um pedido de ajuda de custo para a perfuração de dois poços artesianos na comunidade de Linha Brasil que atende 183 residências e 300 moradores, e para a comunidade de Linha Araripe que hoje comporta o abastecimento de água para aproximadamente 380 pessoas. Nas duas comunidades os poços estão localizados em áreas particulares cedidas pelos moradores. O prefeito Régis, aproveitou a oportunidade para pedir auxilio de abastecimento com poços artesianos para os moradores do Ninho das Águias, que atualmente são atendidos com água transportada por carros pipas. Em resposta ao prefeito, o Geólogo da Corsan, Tovar Dalle Grave, colocou algumas dificuldades encontradas para que se consiga água no Ninho das Águias, um dos principais motivos é o nível de altitude que se encontra a localidade. “É possível fazer a perfuração dos poços, mas, os custos serão maiores,” frisou. Haverá a necessidade de perfuração de um poço no terreno mais plano e, através de estações de bombeamento, viabilizar a chegada da água num aclive de até 400 metros para atender as famílias.

O Deputado Estadual Giovani Feltes, se mostrou bastante interessado com a causa e se colocou a disposição para ajudar os municípios. “A água é fundamental na vida das pessoas e todos nós precisamos dela, ’’ enfatizou.

O secretário adjunto do Turismo ressaltou ainda que a Associação de moradores da Linha Brasil está para receber uma verba de R$ 100.000,00, mas esse valor é somente para ampliação da rede e não para perfuração de poços. “Sabemos que hoje conseguimos atender parcialmente a demanda existente em nosso município, e com o aumento da rede e novas ligações teremos mais problemas com o abastecimento,” enfatizou. O diretor de Habitação e Saneamento, Guilherme Barbosa, garantiu durante o encontro que todos os municípios que enfrentam esse problema com a falta de água serão atendidos. “Afirmo que chegaremos lá, todos serão atendidos, só temos que esperar,” ressaltou. Ainda de acordo com o diretor, com um custo estimado de R$ 150 mil, o projeto poderá contar com R$ 90 mil previstos pelo processo de Consulta Popular para as obras de saneamento de Nova Petrópolis. No entanto, esta liberação ainda depende de avaliação junto à Secretaria de Planejamento do Estado.